domingo, 7 de novembro de 2010

CARACTERISTICA DA ESCRITA E DA LEITURA - SILÁBICO

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A transição do nível pré-silábico para o nível silábico representa uma etapa crucial no desenvolvimento da escrita infantil.

Durante essa fase, a criança deixa de depender de ideias “figurativas” associadas ao referente da palavra e passa a compreender que cada palavra pode ser representada por letras específicas.

Este estágio marca a percepção de que tudo o que é falado pode ser escrito. Na abordagem silábica, a criança adota uma nova fórmula, associando uma letra a cada sílaba da palavra e uma letra por palavra na frase.

Leia também nível  alfabético , silábico alfabética e pré silábico

CARACTERÍSTICA DA ESCRITA E DA LEITURA

A relação entre escrita e pronúncia torna-se central, com a criança explorando a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala.

A correspondência quantitativa de sílabas orais é evidente, com a atribuição de uma letra para cada sílaba na palavra ou uma letra para cada palavra na frase, inclusive com casos em que verbos podem não ser escritos.

A tentativa de conferir um valor sonoro a cada letra na escrita é notável. Momentaneamente, as exigências de variedade e quantidade mínima de caracteres podem desaparecer, gerando um conflito cognitivo entre essas demandas e a escrita silábica de palavras dissílabas e monossílabas.

A criança busca constantemente as unidades menores que compõem a totalidade que tenta representar por escrito.

A leitura e a escrita começam a ser percebidas como ações interligadas, embora as crianças possam estar em níveis diferentes na escrita e na leitura.

TRABALHANDO COM PALAVRAS

A vinculação da fala à escrita se fortalece, explorando as vinculações sonoras e a divisão das palavras em tantas letras quantas forem suas sílabas orais.

À medida que se tornam silábicas, as crianças associam uma letra para cada sílaba.

TRABALHANDO COM TEXTOS

O trabalho com a leitura de histórias infantis é fundamental, permitindo que histórias surjam a partir de desenhos e que, reciprocamente, desenhos representem histórias possíveis.

A exploração de diferentes textos, como parlendas, músicas e poesias, proporciona um ambiente propício para trabalhar com rimas, análises sonoras de palavras e a remontagem de textos com frases fatiadas ou em palavras.

O reconto e a reescrita também se destacam entre as inúmeras atividades didáticas nesse nível.

ATIVIDADES QUE ENVOLVAM FRASES E TEXTOS PARA FACILITAR O DISCURSO ORAL E TEXTO ESCRITO

  • Elaborar textos coletivos;

  • Transcrição de contos e brincadeiras, incluindo histórias inventadas pelas crianças;

  • Reconto e reescrita de histórias;

  • Leitura de poesias, músicas, parlendas, histórias e outros textos significativos e previamente memorizados.

TRABALHANDO COM LETRAS, PALAVRAS E TEXTOS

  • Análise sonora das iniciais dos nomes próprios e palavras significativas;

  • Desmembramento oral dos nomes e das palavras em sílabas (pedacinhos), com pronúncia pausada das palavras, solicitando aos alunos que contem os pedacinhos;

  • Classificação de palavras com o mesmo número de sílabas (pedacinhos) que iniciam com a mesma letra;

  • Completar lacunas em textos e palavras;

  • Jogos variados com imagens e letras iniciais, assim como com imagens e palavras;

  • Dicionário ilustrado com desenhos ou gravuras e escrita dos respectivos nomes do jeito de criança;

  • Realização de auto-ditados, listas e escritas espontâneas diversas;

  • Ditado de palavras e frases para diagnosticar o nível conceitual dos alunos;

  • Ditado feito pelos próprios alunos, cada um falando uma palavra;

  • Ditado com imagem para os alunos escreverem apenas a letra inicial;

  • Ditado para si mesmo, onde os alunos pensam o seu próprio ditado e, após a atividade, o professor ouve o que cada aluno quis escrever;

  • Ditado para o professor, com os alunos ditando palavras ou frases para o professor escrever no quadro negro, e ainda ditando como devem ser escritas. Após escrever nas versões dos alunos, o professor mostra como é escrito nos livros;

  • Colocar letras em ordem alfabética;

  • Montar com alfabeto móvel nomes e palavras livremente;

  • Construir conjuntos de nomes e palavras para cada letra do alfabeto, expondo na sala;

  • Completar palavras com a primeira letra, utilizando o alfabeto móvel;

  • Contar o número de palavras de cada frase.

O nível silábico representa uma fase crucial no desenvolvimento da alfabetização infantil, marcada pela transição de uma abordagem pré-silábica para uma compreensão mais estruturada da relação entre fala e escrita.

As atividades propostas visam consolidar essa compreensão, proporcionando um ambiente rico para a exploração da linguagem escrita de maneira significativa e envolvente.

Ao integrar leitura, escrita e atividades lúdicas, os educadores podem auxiliar as crianças a consolidar suas habilidades silábicas, preparando-as para os desafios subsequentes na jornada da alfabetização.



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