Durante a semana da pátria, é fundamental promover atividades na educação infantil que estimulem a integração, a atenção e o reconhecimento entre os alunos, levando em consideração os objetivos e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças de 5 anos.
A proposta a seguir visa trabalhar esses aspectos de maneira lúdica, utilizando a confecção de chapéus de soldado e uma dinâmica de troca entre os participantes. Além disso, a atividade incorpora elementos musicais, tornando-a mais envolvente e divertida.
Por que Trabalhar a Semana da Pátria:
A Semana da Pátria na educação infantil proporciona oportunidades valiosas para a construção dos primeiros conceitos de cidadania, respeito e identidade.
Ao alinhar as atividades com a BNCC, buscamos promover o desenvolvimento integral da criança, considerando suas habilidades sociais, emocionais e cognitivas de maneira harmoniosa e adequada à fase de desenvolvimento.
Objetivos:
Objetivos Gerais:
Estimular o reconhecimento e a identificação dos nomes próprios pelos alunos.
Desenvolver habilidades socioemocionais, como cooperação e empatia.
Introduzir conceitos de cidadania por meio de atividades lúdicas e acessíveis à faixa etária.
Objetivos Específicos:
Fomentar a expressão criativa na confecção dos chapéus de soldado.
Promover a atenção e a agilidade por meio da dinâmica de troca, adaptada à capacidade cognitiva da criança.
Proporcionar um ambiente de aprendizado positivo e participativo.
Habilidades da BNCC para a Educação Infantil (5 anos):
Área de Convívio Social e Ético:
(EI03CS03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos em diferentes contextos sociais.
(EI03CS04) Participar de atividades de cuidado de si e do outro no cotidiano.
Área de Brincadeiras e Jogos:
(EI03BJ01) Participar de jogos e brincadeiras, respeitando regras e os colegas.
Área de Mundo Pessoal, Social e Cultural:
(EI03MP01) Identificar e nomear características próprias e dos colegas, respeitando a diversidade.
Área de Artes Visuais:
(EI03AV02) Explorar diferentes materiais e suportes nas produções artísticas.
Atividade: Reconhecimento de Nomes com Chapéus de Soldado
Confecção dos Chapéus:
Inicie a atividade confeccionando chapéus de soldado com os alunos, incentivando a criatividade na decoração.
Após a confecção, peça que cada criança escreva seu nome no chapéu, promovendo o reconhecimento da própria identidade.
Formação do Círculo no Pátio:
Leve as crianças para o pátio da escola e organize-as em um círculo.
Explique a dinâmica da atividade, ressaltando a importância da atenção e da agilidade.
Troca dos Chapéus ao Som da Música:
Inicie a música "Marcha Soldado" e oriente as crianças a passarem seus chapéus para o colega ao lado durante a canção.
Reforce a importância de manter a ordem na troca, como se estivessem marchando.
Identificação dos Nomes:
Ao término da música, os alunos devem identificar o nome no chapéu que receberam.
Estimule a interação entre eles para descobrir quem é o dono do chapéu em suas mãos.
Desafio Adicional:
Para aumentar o desafio, proponha uma rodada de trocas sem a música, exigindo maior atenção e observação.
Após essa etapa, introduza novamente a música para uma experiência mais dinâmica.
Ao finalizar a atividade, Semana da Pátria promova uma roda de conversa adaptada à linguagem e compreensão da criança.
Estimule-as a compartilhar suas experiências, expressando-se livremente. Destaque a importância da cooperação, da atenção e do respeito aos colegas e da compreensão dos símbolos nacionais de maneira simples e envolvente.
gostei muito, cada dia mais o blog esta crescendo :) e ficando mais lindo e com muito conteudo importante e que tenho certeza que ajudara muitos professores!
ResponderExcluirParabens :)
angelica letícia!