A poesia é uma forma encantadora de expressar sentimentos, cores e sensações.
Nesse contexto, a obra “As Borboletas” de Vinícius de Moraes nos transporta para um universo de cores vibrantes e imaginação.
Através da leitura e interpretação desse poema, é possível explorar não apenas as palavras do autor, mas também as nuances das cores que compõem a beleza das borboletas.
Além disso, vamos expandir nosso horizonte artístico ao explorar a obra de Romero Britto, um renomado artista contemporâneo, para conectar diferentes formas de expressão artística.
Desenvolvimento:
Leitura e Interpretação de “As Borboletas” de Vinícius de Moraes:
A primeira etapa desta atividade consiste na leitura cuidadosa do poema “As Borboletas”.
Durante a leitura, os alunos serão incentivados a destacar as cores mencionadas pelo autor e a identificar as emoções associadas a cada uma delas.
Em seguida, promoveremos uma discussão em sala de aula para compartilhar as percepções individuais dos alunos sobre a obra.
Explorando as Cores:
Após a leitura, propomos uma atividade visual onde os alunos criarão desenhos representando as borboletas descritas no poema.
Cada cor mencionada deve ser incorporada de maneira criativa, incentivando os estudantes a expressarem suas interpretações visuais das emoções transmitidas pelo autor.
Essa atividade não só aprimorará as habilidades artísticas, mas também a compreensão das relações entre cor e emoção.
Dramatização Poética:
A terceira etapa envolve a dramatização do poema. Os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por uma estrofe ou parte do poema.
Eles serão encorajados a representar visualmente as borboletas com movimentos, cores e expressões, conectando a leitura à expressão corporal.
Esta atividade não só desenvolve habilidades de interpretação, mas também fomenta a criatividade e a expressão artística.
Explorando a Arte de Romero Britto:
Ampliando nosso enfoque artístico, introduziremos a obra de Romero Britto.
Os alunos estudarão as criações vibrantes e coloridas desse artista contemporâneo, identificando como ele utiliza cores para transmitir energia e alegria em suas obras.
Destacaremos a conexão entre a expressão artística de Britto e as emoções transmitidas nas borboletas de Vinícius de Moraes, enfatizando a diversidade de formas como as cores podem ser exploradas na arte.
Atividade de Criação Inspirada em Romero Britto:
Em seguida, os alunos serão desafiados a criar suas próprias obras de arte inspiradas no estilo único de Romero Britto.
Eles terão a liberdade de escolher temas que os inspirem, mas a ênfase será na aplicação criativa das cores para expressar emoções específicas.
Esta atividade promove a experimentação artística, incentivando os alunos a explorarem e expandirem seu repertório criativo.
Ao unir a poesia de Vinicius de Moraes com a arte vibrante de Romero Britto, esta atividade oferece uma experiência educativa abrangente e enriquecedora.
A leitura e interpretação do poema proporcionam uma imersão no universo das emoções expressas por meio das palavras, enquanto a exploração da arte contemporânea de Britto amplia a compreensão das possibilidades de expressão artística.
O vínculo entre as duas formas de arte destaca a importância das cores como veículos poderosos de emoção e comunicação.
Essa atividade não apenas nutre o entendimento artístico dos alunos, mas também estimula a criatividade, a expressão pessoal e o pensamento crítico.
POESIA
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
brincam
na luz
As belas Borboletas
Borboletas brancas
são alegres e francas
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
são tão bonitinhas!
E as pretas, então...
Oh! que escuridão
poesia é tão bom de se ler :] passa uma certa felicidade e emoção ao mesmo tempo.Principalmete a de vinicius de moraes.
ResponderExcluirangelica leticia
que obra linda
ResponderExcluir