sábado, 18 de setembro de 2010

CORES QUENTES E FRIAS - MANDALAS


CORES QUENTES E FRIAS - MANDALAS

MANDALA COLORIDA



A infância é um período mágico repleto de descobertas e aprendizados, e a exploração das cores é uma parte fundamental desse processo. Nesse contexto, a utilização de mandalas como ferramenta pedagógica oferece uma oportunidade única para as crianças expressarem suas emoções, desenvolverem habilidades motoras e, surpreendentemente, explorarem conceitos matemáticos, especialmente quando associadas às sensações térmicas das cores quentes e frias.

I. MANDALAS: JANELAS PARA A CRIATIVIDADE INFANTIL

MANDALAS COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA

As mandalas, com sua simetria e formas circulares, proporcionam um espaço criativo para as crianças expressarem suas emoções e sentimentos.

Ao fornecer a cada criança uma mandala para colorir, estamos incentivando não apenas a criatividade artística, mas também a capacidade de concentração e foco, habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo.

DESENVOLVIMENTO MOTOR E COORDENAÇÃO

À medida que as crianças selecionam cores e aplicam-nas cuidadosamente nas mandalas, estão aprimorando suas habilidades motoras finas e coordenação olho mão.

Esses são aspectos cruciais para o desenvolvimento físico, preparando-as para futuras atividades acadêmicas e, surpreendentemente, para o entendimento de conceitos matemáticos.

II. AS CORES E SUAS SENSAÇÕES: UMA JORNADA ENTRE O QUENTE E O FRIO

ASSOCIANDO CORES A SENSAÇÕES TÉRMICAS

A proposta de dividir as mandalas entre cores quentes e frias não é apenas uma escolha estética, mas uma introdução fascinante à associação de cores com sensações térmicas.

As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, estão intrinsecamente ligadas ao sol e ao fogo, transmitindo a sensação de calor.

Por outro lado, as cores frias, associadas à água, ao gelo e ao céu, nos envolvem em uma atmosfera de calma e frescor.

SENSAÇÕES TÉRMICAS E EMOÇÕES

Ao pedir às crianças que escolham entre colorir mandalas com tons quentes ou frios, estamos instigando não apenas o conhecimento sobre cores, mas também associando essas escolhas a emoções e sensações térmicas.

As sensações de sede, fome e calor surgem naturalmente ao explorar as cores quentes, enquanto a calma, leveza e frescor acompanham a escolha das cores frias.

III. MANDALAS E MATEMÁTICA: UMA CONEXÃO INESPERADA

PADRÕES E SIMETRIA

Ao observar as mandalas, é possível perceber a presença de padrões e simetria, conceitos matemáticos essenciais.

As formas circulares das mandalas proporcionam uma introdução natural ao conceito de simetria radial, onde cada parte reflete a outra em relação a um ponto central. Isso não apenas desenvolve a compreensão visual, mas também prepara as crianças para conceitos mais avançados de geometria.

CONTAGEM E CLASSIFICAÇÃO

A atividade de colorir as mandalas também pode ser uma oportunidade para explorar conceitos matemáticos simples, como contagem e classificação.

Ao organizar e contar as cores utilizadas, as crianças estão desenvolvendo habilidades fundamentais para a matemática, além de internalizar a ideia de organização e estrutura.

IV. CONSTRUINDO UM PAINEL: UM MOSAICO DE CORES E CONHECIMENTO

MONTAGEM DO PAINEL

Após a conclusão das mandalas, o próximo passo envolve a montagem de um painel na sala de aula.

Esse painel não é apenas uma exibição visual das criações individuais das crianças, mas uma representação coletiva da interseção entre arte, sensações térmicas e conceitos matemáticos.

DISCUSSÕES EM SALA DE AULA

A exibição do painel oferece uma oportunidade valiosa para discussões em sala de aula.

Pode-se explorar as escolhas de cores, as sensações térmicas associadas e, de maneira lúdica, introduzir noções matemáticas relacionadas a padrões, simetria e contagem.

As crianças podem compartilhar suas experiências, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.

A atividade de colorir mandalas com cores quentes e frias transcende a mera expressão artística.

Ela se transforma em uma jornada de descobertas que abrange as sensações térmicas, a expressão emocional, o desenvolvimento motor e, surpreendentemente, a introdução a conceitos matemáticos fundamentais.

Ao unir as dimensões artísticas, sensoriais e matemáticas, estamos contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

A abordagem lúdica e interdisciplinar adotada nessa atividade cria um ambiente propício para a aprendizagem significativa, onde as crianças não apenas absorvem conhecimento, mas também desenvolvem habilidades essenciais para o seu crescimento acadêmico e pessoal.

Em resumo, as mandalas coloridas tornam-se não apenas obras de arte vibrantes, mas portas de entrada para um mundo de aprendizado, onde as cores quentes e frias se entrelaçam harmoniosamente com a matemática, criando uma experiência educacional rica e envolvente para as mentes curiosas da infância.

ATIVIDADE DE PINTURA - CORES QUENTES E FRIAS



ATIVIDADE PINTURA DE MANDALA

ATIVIDADE PINTURA CORES QUENTES





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.