domingo, 1 de agosto de 2010

AS CASINHAS

crianças-realizando-atividade-com-os-números

Nesta atividade, as "Casinhas dos Números Vizinhos", convidamos nossos pequenos aprendizes a mergulharem no mundo dos números.

Ao brincarmos, buscamos alcançar os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças de 5 anos, promovendo um ambiente lúdico e educativo.

Objetivos BNCC:

  • Matemática (EI03EO03): Reconhecer, nomear e comparar quantidades, estabelecendo relações entre o numeral e a quantidade correspondente, desenvolvendo o sentido de número.

  • Matemática (EI03EO04): Estabelecer relações de contagem progressiva e regressiva com os números até 10.

  • Matemática (EI03EO05): Comparar números de objetos de dois conjuntos, identificando "mais", "menos" e "tantos quantos".

  • Matemática (EI03EO06): Demonstrar noções de posição, temporalidade e espacialidade, utilizando vocabulário adequado.

  • Matemática (EI03EO07): Classificar objetos segundo critérios comuns.

Habilidades Desenvolvidas:

  1. Reconhecimento Numérico: Identificar e nomear números de 1 a 10.

  2. Seriação: Colocar os números em ordem sequencial.

  3. Noção Temporal: Compreender o conceito de "antes" e "depois" na sequência numérica.

  4. Comparação de Quantidades: Comparar o número de casinhas em diferentes conjuntos.

  5. Habilidades Sociais: Trabalhar em grupo, colaborando na resolução da atividade.

Materiais Necessários:

  • Conjuntos de 10 casinhas (triângulos com telhados colados em retângulos) para cada grupo de 3 alunos

ATIVIDADE SEQUENCIA NUMERICA


Desenvolvimento da Atividade:

  1. Divida os alunos em grupos de 3.

  2. Entregue 10 casinhas para cada grupo, com os números misturados.

  3. Solicite que, juntos, organizem as casinhas em uma sequência numérica correta.

  4. O grupo que terminar a sequência primeiro demonstrará não apenas habilidades matemáticas, mas também habilidades sociais de colaboração.

Variação:

  • Um aluno do grupo escolhe uma casinha. Os outros deverão colocar os vizinhos (quem vem antes e quem vem depois)

  • O grupo vencedor é aquele que completa a sequência primeiro, considerando os números vizinhos.

ATIVIDADE SEQUENCIA NUMERICA


ATIVIDADES SEQUENCIAS NÚMERICAS

Trabalhar a sequência numérica na matemática para crianças de 5 anos é fundamental para estabelecer as bases sólidas do raciocínio matemático e promover um desenvolvimento cognitivo saudável.

A importância dessa abordagem vai além do simples reconhecimento de números; ela desempenha um papel crucial em várias áreas do desenvolvimento infantil. Aqui estão alguns pontos destacados:

  1. Desenvolvimento do Raciocínio Lógico:

    • A sequência numérica proporciona às crianças a oportunidade de compreender a lógica subjacente à ordem dos números. Isso estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico à medida que aprendem a organizar e manipular informações de maneira estruturada.

  2. Estabelecimento do Conceito de Quantidade:

    • Ao trabalhar com sequências numéricas, as crianças começam a associar números a quantidades específicas. Isso contribui para a construção do conceito de número como uma representação simbólica de uma quantidade real.

  3. Preparação para Operações Matemáticas Básicas:

    • A compreensão da sequência numérica é essencial para o desenvolvimento posterior das habilidades matemáticas, incluindo a adição e a subtração. Ela serve como uma base sólida, fornecendo um contexto para a realização de operações matemáticas mais complexas.

  4. Noção de Antes e Depois:

    • Trabalhar com a sequência numérica ajuda as crianças a desenvolverem uma noção temporal de "antes" e "depois". Isso contribui para o entendimento do conceito de ordem e ajuda na organização temporal de eventos.

  5. Estímulo à Coordenação Motora:

    • Ao manipular números e organizá-los em sequências, as crianças aprimoram suas habilidades motoras finas. Isso é crucial para o desenvolvimento da destreza manual e coordenação olho-mão.

  6. Desenvolvimento Social e Colaborativo:

    • Atividades que envolvem a sequência numérica muitas vezes são realizadas em grupos, o que promove habilidades sociais como comunicação, cooperação e resolução de problemas em conjunto.

  7. Preparação para a Alfabetização Matemática:

    • O entendimento da sequência numérica é uma pré-condição importante para a alfabetização matemática.

    • À medida que as crianças progridem em suas habilidades numéricas, tornam-se mais aptas a compreender conceitos matemáticos mais avançados.

Ao concluir esta atividade as "Casinhas dos Números Vizinhos" com nossos alunos de 5 anos, como educadores, somos convidados a refletir sobre o impacto significativo dessa abordagem lúdica e interativa no desenvolvimento matemático de nossos pequenos aprendizes.

  1. Promovendo uma Aprendizagem Significativa:

    • A experiência de organizar as casinhas em sequências numéricas não foi apenas uma atividade matemática, mas uma oportunidade para os alunos construírem significado em torno dos números.

    • Como professores, essa é uma recordação vívida da importância de proporcionar experiências de aprendizagem que tenham um impacto duradouro.

  2. Observando o Progresso Individual:

    • Ao assistir os grupos colaborando e os alunos enfrentando desafios, pudemos observar o progresso individual de cada criança.

    • Esta reflexão nos instiga a considerar como podemos ajustar nosso ensino para atender às necessidades únicas de cada aluno, garantindo que todos avancem em seu próprio ritmo.

  3. Estimulando o Prazer pela Matemática:

    • A atmosfera de entusiasmo durante a atividade revela o potencial da matemática para ser uma disciplina alegre e envolvente.

    • Esta experiência nos convida a explorar ainda mais maneiras de tornar o aprendizado matemático uma jornada prazerosa e estimulante para nossos alunos.

  4. Fortalecendo Habilidades Sociais e Colaborativas:

    • A observação das interações sociais entre os alunos destaca a importância de atividades que promovam habilidades sociais e colaborativas.

    • Essa reflexão nos inspira a incorporar mais oportunidades de trabalho em grupo e aprendizado cooperativo em nosso plano de aulas.

  5. Desenvolvendo uma Base para Habilidades Futuras:

    • Ao finalizar esta atividade, fica claro que estamos contribuindo para a construção de uma base sólida para habilidades matemáticas futuras.

    • Essa reflexão nos lembra da responsabilidade que temos em nutrir a paixão pela matemática desde os primeiros anos, preparando nossos alunos para desafios mais complexos no futuro.

Esta atividade com a casinha dos números vizinhos não é apenas sobre números, mas sobre o desenvolvimento integral das crianças.

Ao refletirmos sobre esses momentos, nos comprometemos a continuar explorando métodos inovadores e criativos para tornar a matemática acessível, significativa e inspiradora para nossos alunos, contribuindo assim para seu sucesso acadêmico e crescimento pessoal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.