A Educação Infantil é uma fase crucial no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, onde a construção de habilidades fundamentais se estabelece de maneira lúdica e interativa.
Nesse contexto, atividades que promovem o reconhecimento numérico e a compreensão das relações entre números desempenham um papel essencial.
Este texto propõe uma atividade envolvente, o “Jogo dos Números Maiores e Menores”, voltada para crianças na Educação Infantil.
O objetivo é estimular a atenção, concentração e o entendimento da sequência numérica, utilizando uma abordagem lúdica e participativa. Além disso, a atividade está alinhada com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando o desenvolvimento integral das crianças.
Atividade: Jogo dos Números Maiores e Menores
Objetivos:
Desenvolver a atenção e concentração das crianças.
Reconhecer os números de 1 a 10.
Aprender a sequência numérica.
Estimular a socialização e a competição saudável.
Materiais necessários:
Cartelas com quadrados numerados de 1 a 10.
Figurinhas, carimbos ou variações para representar os números.
Dois montes de cartelas, cada um de uma cor.
Desenvolvimento:
Confecção das Cartelas:
O professor ou os alunos podem confeccionar as cartelas, utilizando papel colorido e desenhando quadrados.
Numerar os quadrados de 1 a 10, representando os números escolhidos.
Preparação do Jogo:
Separe as cartelas em dois montes, cada um de uma cor.
Embaralhe os montes e distribua um para cada criança.
Como Jogar:
Cada criança vira a cartela que está no topo de seu monte.
Comparem os números nas cartelas.
A criança que tiver o número maior fica com as duas cartelas.
O jogo continua até que todas as cartelas sejam usadas.
Vence a criança que tiver o monte maior, ou seja, mais cartelas.
Observações:
Em vez de escrever os números, utilize figurinhas ou carimbos para representá-los, tornando a atividade mais lúdica.
Varie a quantidade de cartelas conforme a necessidade e o nível de habilidade das crianças.
IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR NÚMEROS MAIORES E MENORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Desenvolve o raciocínio lógico e a habilidade de comparação.
Estimula o reconhecimento e a compreensão da sequência numérica.
Promove a socialização e o trabalho em grupo.
Prepara as crianças para conceitos matemáticos mais complexos no futuro.
Relação com a BNCC da Educação Infantil:
Campos de Experiência:
O jogo aborda o campo de experiência “O Eu, o Outro e o Nós”, estimulando a convivência e as relações interpessoais.
Também contribui para o campo de experiência “Traços, Sons, Cores e Formas”, desenvolvendo o reconhecimento de números e a organização visual.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
Está alinhado com os objetivos de desenvolvimento da área de Matemática, especificamente em relação ao reconhecimento e comparação de números.
Ao promover essa atividade, busca-se atender às diretrizes da BNCC, proporcionando uma abordagem lúdica e eficaz para o aprendizado dos números na Educação Infantil.
O “Jogo dos Números Maiores e Menores” se revela uma ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
Ao proporcionar um ambiente interativo e desafiador, a atividade não apenas fortalece as habilidades matemáticas, mas também a socialização e a capacidade de lidar com situações competitivas de maneira saudável.
vc não existe , continua tendo ideias ótimas para nos auxiliar e continua nos motivando a seguir adiante nas nossas aulas e criar nossas estratégias para ajudar nossos alunos bjs
ResponderExcluirLÉIA, ADOREI CONHECER SEU BLOG.
ResponderExcluirABRAÇOS!!
RENILDA