Neste texto, vamos explicar o que é a ginástica historiada, quais são os seus benefícios, como ela se relaciona com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela pode ser aplicada na creche ou na pré-escola.
Uma ginástica historiada é uma atividade que combina movimentos corporais com uma narrativa.
Veja também outras ginasticas historiada: árvore e um passarinho procura a sua mãe.
A ginástica historiada pode ter diferentes temas, como aventuras, contos de fadas, lendas, mitos, etc.
O professor ou os próprios alunos podem contar a história, enquanto os outros participam realizando os gestos e as ações da trama.
Por exemplo, se a história for sobre um dragão, os alunos podem imitar o voo, o rugido e o fogo do dragão.
A ginástica historiada é uma forma de explorar a ginástica de maneira lúdica e divertida, sem perder o foco na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos.
Ela pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA GINASTICA HISTORIADA
A ginástica historiada é uma atividade que pode trazer vários benefícios para quem a prática. Alguns dos benefícios são:
Desenvolve a criatividade e a imaginação, pois estimula a criação de histórias e personagens.
Melhora a comunicação e a expressão, pois envolve a linguagem verbal e corporal.
Aumenta a autoestima e a confiança, pois valoriza as habilidades e potencialidades de cada um.
Promove a integração e a cooperação, pois favorece o trabalho em equipe e o respeito às diferenças.
Aprimora a coordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio e a força, pois utiliza diversos movimentos corporais.
Diverte e relaxa, pois proporciona momentos de alegria e descontração.
A GINASTICA HISTORIADA E A BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A ginástica historiada é uma atividade que se relaciona com a BNCC Educação Infantil de várias formas.
A BNCC Educação Infantil apresenta a Educação Física como uma das linguagens que compõem o campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos”, que visa à ampliação das capacidades expressivas e comunicativas das crianças por meio do movimento.
A ginástica historiada pode contribuir para o desenvolvimento das cinco competências gerais da BNCC Educação Infantil, que são:
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), vivenciando situações imaginárias, de construção, de conhecimento e de interação com o outro e com o meio, de modo a reconhecer e respeitar as regras e os limites necessários à convivência social.
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes formas de expressão e de participação.
Comunicar suas ideias e sentimentos a diferentes pessoas, utilizando gestos, balbucios, fala, palavras, frases, desenhos, sons, ritmos, expressões faciais, corporais e emocionais.
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
A ginástica historiada pode ser trabalhada em diferentes etapas da Educação Infantil, respeitando as características e as possibilidades de cada faixa etária.
A BNCC Educação Infantil sugere alguns objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de ginástica que podem ser desenvolvidos pelas crianças, tais como:
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo.
Expressar-se livremente por meio de gestos, posturas e movimentos corporais, ajustando o movimento ao ritmo, à melodia e a diferentes estímulos sonoros.
Criar movimentos corporais em resposta a diferentes fontes de inspiração, como histórias, objetos, imagens, emoções, sons, músicas, entre outras.
Planejar e realizar, individualmente ou em grupo, apresentações de ginástica geral, utilizando diferentes materiais, espaços e músicas, de acordo com os princípios de segurança, cooperação e respeito.
Portanto, a ginástica historiada é uma atividade que pode ser integrada ao currículo da Educação Infantil, tendo em vista os objetivos e as orientações da BNCC Educação Infantil.
A ginástica historiada pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, bem como a valorização da cultura corporal e da diversidade.
COMO
APLICAR A GINÁSTICA HISTORIADA NA CRECHE OU PRÉ-ESCOLA
A ginástica historiada é uma atividade que pode ser aplicada na creche ou na pré-escola de diversas formas, dependendo dos objetivos, dos recursos e das características das crianças.
Algumas sugestões para aplicar a ginástica historiada são:
Escolher um tema que seja do interesse das crianças, como animais, natureza, contos de fadas, super-heróis, etc.
Criar ou adaptar uma história que envolva esse tema, utilizando elementos da ginástica, como saltos, equilíbrios, rotações, acrobacias, etc.
Contar a história para as crianças, estimulando-as a participar com gestos, sons e expressões faciais.
Propor que as crianças recriem a história, individualmente ou em grupo, utilizando os materiais disponíveis, como colchonetes, cordas, bolas, arcos, etc.
Orientar as crianças sobre os princípios de segurança, cooperação e respeito, evitando movimentos que possam causar lesões ou acidentes.
Acompanhar e avaliar as apresentações das crianças, elogiando seus esforços e criatividade.
MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A GINÁSTICA HISTORIADA
Os materiais necessários para a ginástica historiada podem variar de acordo com a história escolhida, mas alguns dos mais comuns são:
Colchonetes, para amortecer as quedas e os saltos.
Cordas, para delimitar espaços, simular obstáculos ou criar formas.
Bolas, para representar objetos, animais ou personagens.
Arcos, para fazer círculos, arcos ou alvos.
Fitas, para criar efeitos visuais, marcar ritmos ou simbolizar elementos.
O importante é usar a criatividade e a segurança na hora de escolher os materiais para a ginástica historiada.
A ginástica historiada é uma atividade que pode enriquecer o currículo da Educação Física, tendo em vista os objetivos e as orientações da BNCC.
Para aplicar a ginástica historiada, é preciso escolher um tema, criar ou adaptar uma história, contar a história para as crianças, propor que elas recriem a história, orientar sobre os princípios de segurança, cooperação e respeito, e acompanhar e avaliar as apresentações.
Esperamos que este texto tenha sido útil para você conhecer mais sobre a ginástica historiada e suas possibilidades. 😊
HISTÓRIA DO BONECO DE BORRACHA
Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.
Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e as abelhas que voavam no alto.
De repente, veio um vento forte…Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.
Ufa! O vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora conseguia andar tanto para frente como para trás caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo! O vento voltou de novo. Aí, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.
Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás.
Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.
Finalmente, o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.
Engraçado é que quando o boneco de borracha chagava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançava o céu.
Quando chegava perto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!
Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no chão para descansar e…surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!
De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.
Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo pequenininho...
Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés as pernas, o tronco, os dedos, as mãos e os braços.
Ele levantou-se e virou gente.
Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.
Essa é a história do boneco de borracha que virou gente.
Autor desconhecido.
SOU PROFESSORA DO 1º ANO E SEU BLOG TEM ÓTIMAS SUGESTÕES. OBRIGADA POR SE PREOCUPAR EM AJUDAR OS OUTROS.
ResponderExcluirADOREI AS ATIVIDADES E AS DICAS SOBRE ALUNO PRÉ SILÁBICOS.
VALÉRIA
SOU PROFESSORA DE 1º ANO E GOSTEI MUITO DE SEU BLOG, AS SUAS SUGESTÕES VAI ME AJUDAR BASTANTE.
ResponderExcluirELIS
Muito legal ADOREI Vou fazer com m meus alunos esse blog é muito boom tem varias surgeão
ResponderExcluirMuito legal!
ResponderExcluir