segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR - ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


Estratégia de intervenções eficazes para orientar diferentes níveis de escrita das crianças. Do pré-silábico ao desafio do espelhamento, explore métodos inovadores para promover o desenvolvimento significativo.

Para aprender a escrever, a criança precisa desenvolver essas habilidades de forma integrada e significativa.

PROFESSORA COM O ALUNO FAZENDO INTERVENÇÃO PARA AJUDA-LO NA APRENDIZAGEM

Sugestões de Intervenção:

  1. Deixar a Criança Escrever:
    • Encoraje a autonomia, permitindo que as crianças expressem suas ideias antes da intervenção.

    • Valorize o processo, destacando esforços e iniciativas individuais.

    • Incentive a expressão individual, permitindo que as crianças compartilhem suas ideias.

    • Destaque o processo de escrita, valorizando a tentativa e criatividade.

  1. Pedir que a Criança Leia o que Escreveu:
    • Estimule a autoavaliação, promovendo a reflexão sobre a própria produção.

    • Reforce a relação entre o que é falado e o que é escrito.

  2. Propor Escrita em Dupla:
    • Utilize letras móveis para promover colaboração, incentivando a construção coletiva.

    • Estimule a discussão entre os parceiros, fortalecendo a compreensão da linguagem escrita.

  3. Agrupá-las com Crianças em Níveis mais Avançados:
    • Promova aprendizado colaborativo, permitindo que crianças se inspirem nas habilidades dos colegas

    • Crie um ambiente de apoio, onde a troca de conhecimentos seja valorizado.

  1. O que Fazer com um Aluno Pré-Silábico que Só Consegue Soletrar as Letras?
    • Pergunte sobre a intenção da escrita e peça que leia novamente.

    • Reforce a relação entre fala e escrita, demonstrando como a escrita representa a linguagem falada.

    • Introduza gradualmente a ideia de que as letras têm nomes e sons distintos.

  2. Melhores Intervenções para Auxiliar Crianças com Dificuldades no Processo de Escrita ou Desinteresse:
    • Utilize jogos de escrita e letra móvel para tornar o aprendizado envolvente.

    • Atribua papéis de destaque para elevar a autoestima.

    • Proporcione atividades individuais significativas que despertem interesse.

    • Elogie conquistas para criar um ambiente positivo.

  1. Intervenções para Pré-Silábicos e Silábicos sem Valor Sonoro Avançarem em Suas Hipóteses:
    • Deixe a criança escrever e questione sua escrita para promover a interpretação do que foi produzido.

    • Trabalhe com textos memorizáveis para fortalecer a associação entre oral e escrito.

    • Explore atividades individuais e em dupla com letra móvel para consolidar aprendizados.

  1. Como Ajudar Alunos Silábicos com Valor Sonoro a Perceberem Letras Faltantes:
    • Explore a leitura de palavras em diferentes contextos.

    • Proporcione situações de escrita em dupla com crianças do nível silábico alfabético.

    • Questione a escrita, incentivando a criança a perceber a necessidade de mais letras.

  2. Criança Insegura na Escrita que Copia da Outra:
    • Valorize as ações positivas da criança para construir confiança.

    • Trabalhe individualmente, fornecendo suporte e mostrando confiança na sua capacidade.

    • Evite intervenções prematuras, permitindo que a criança se sinta segura em suas tentativas.

  3. Criança que Escreve o Nome Espelhado:
    • Insista na intervenção, destacando a importância da orientação correta.

    • Compare a escrita com seu cartão de chamada, destacando correspondências letra a letra.

    • Utilize atividades práticas que explorem a lateralidade para reforçar o aprendizado.

Acompanhamento e Avaliação:

  • Observação Diária:
    • Avalie o progresso através de observações diárias durante as atividades.

  • Atividades Diagnósticas:
    • Realize atividades específicas para diagnosticar e monitorar o desenvolvimento individual.

  • Atendimento Individual:
    • Ofereça suporte personalizado durante atividades diversificadas, garantindo uma abordagem adaptativa.

Explore cada sugestão e ajuste conforme as necessidades individuais das crianças. 

Este guia visa enriquecer a jornada educacional, promovendo um aprendizado escrito que seja significativo e estimulante para cada aluno. 🚀📚 #EducaçãoInclusiva #DesenvolvimentoInfantil #EducaçãoConsciente







5 comentários:

  1. são dicas que irão dar enfase para quem deseja ser bom profisional pois as mesmas nos ajudou muito.


    grupo A da turma de pedagogia Novo cruzeiro-MG

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  2. Achei ótima essas sugestões, era isso que eu estava procurando.

    Muito obrigada.

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  3. Sou coordenadora de Educação infantil e você me ajudou, de forma clara, a responder aos questionamentos mais frequentes de meus professores.

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    1. que bom, fiquei feliz pela sua visita,volte sempre.Obrigada pelo comentário.beijos.

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  4. Muito boas as dicas. Obrigada por ajudar, pois o professor que se preocupa em melhorar sua prática e ajuda outros colegas, tem compromisso com a educação. Parabéns!

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