quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUAL É O NÚMERO MAIOR?


                saka de aula com duas crianças e na lousa dois numeros



A Educação Infantil é uma fase crucial no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, onde a construção de habilidades fundamentais se estabelece de maneira lúdica e interativa.

Nesse contexto, atividades que promovem o reconhecimento numérico e a compreensão das relações entre números desempenham um papel essencial.

Este texto propõe uma atividade envolvente, o “Jogo dos Números Maiores e Menores”, voltada para crianças na Educação Infantil.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

BARQUINHO DAS SÍLABAS - Atividade divertida para alfabetização

CRIANÇAS NA SALA DE AULA BRINCANDO COM O BARQUINHO DAS SÍLABAS




 Quer ensinar sílabas de maneira divertida e eficaz? O Barquinho das Sílabas é uma atividade lúdica perfeita para ajudar as crianças na alfabetização, trabalhando a consciência fonológica e a formação de palavras de forma criativa.

Com materiais simples e uma abordagem interativa, você pode transformar o aprendizado em um momento de diversão. Descubra como aplicar essa ideia em sua sala de aula e veja os benefícios que ela pode trazer para seus alunos!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

RECICLAGEM - PEIXE BILBOQUÊ

         

RECICLAGEM - PEIXE BILBOQUÊ


A atividade de confecção do “Peixe Bilboquê” utilizando rolos de papel higiênico é uma forma criativa e divertida de estimular o desenvolvimento da atenção e equilíbrio nas crianças.

Este projeto artesanal não apenas proporciona momentos de diversão, mas também envolve habilidades motoras finas, coordenação e imaginação.

BRINCANDO COM AS CORES

BRINCANDO COM AS CORES

crianças em sala de aula brincando com balões coloridos


A infância é uma fase crucial no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais das crianças.

Nesse contexto, atividades lúdicas e interativas desempenham um papel fundamental, proporcionando um ambiente divertido e educativo. Uma proposta envolvente é a atividade Brincando com as cores, que combina música, movimento e interação social de uma maneira única. 

Essa atividade não apenas estimula o desenvolvimento físico, mas também promove a cooperação, a comunicação e o reconhecimento de cores.

sábado, 3 de julho de 2010

TRILHA DO TRÂNSITO

TRILHA DO TRÂNSITO

No processo educacional das crianças, é essencial abordar temas relevantes para o desenvolvimento integral, e o trânsito não poderia ficar de fora.

Ao integrar conceitos de trânsito com atividades lúdicas, matemáticas e práticas manuais, é possível criar uma experiência educativa envolvente e multifacetada.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

MOVIMENTO - GINÁSTICA HISTORIADA

MOVIMENTO - GINÁSTICA HISTORIADA


crianças em volta de um passarinho fazendo os movimentos da ginastica historiada

Na atividade de movimento da ginástica historiada vamos conduzir uma atividade especial que envolve movimento, imaginação e aprendizado para as crianças.

Nosso objetivo é proporcionar uma experiência lúdica e educativa, utilizando a história do “Passarinho em Busca de Sua Mãe” como ponto de partida.

Vamos incentivar a criatividade, coordenação motora e interação entre os pequenos, criando um ambiente propício ao desenvolvimento integral.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

As Pulgas do Gato: Jogo Divertido para Ensinar Contagem, Adição e Subtração



JOGO - MATEMÁTICA - AS PULGAS DO GATO


tabuleiro em forma de gato para o jogo


A infância é um período fundamental para o desenvolvimento, e o aprendizado acontece de forma natural através do brincar. Os jogos são ferramentas poderosas que estimulam o raciocínio, a coordenação motora e as habilidades sociais das crianças.

Pensando nisso, apresentamos o “Jogo As Pulgas do Gato”, uma atividade lúdica e envolvente que ensina a contar, somar e subtrair de maneira divertida. Além de incentivar o pensamento estratégico, este jogo transforma o aprendizado da matemática em uma experiência prazerosa e significativa para os pequenos.

JOGO - MATEMÁTICA - AS FLORES DA SEREIA


JOGO - MATEMÁTICA - AS FLORES DA SEREIA

                     
tabuleiro do jogo em formato de sereia

 
                                                

A interseção entre a ludicidade e o aprendizado é um terreno fértil para o desenvolvimento das crianças.

No universo encantado da brincadeira, elementos do folclore se entrelaçam de maneira mágica com conceitos matemáticos, proporcionando uma experiência educativa única e envolvente.

terça-feira, 22 de junho de 2010

MATEMÁTICA - JOGO - A MÃOZINHA RÁPIDA

MATEMÁTICA - JOGO - A MÃOZINHA RÁPIDA

Objetivos da Atividade:

  1. Desenvolvimento da Coordenação Motora: A atividade visa aprimorar a coordenação motora fina das crianças, uma vez que elas precisam localizar e bater na ficha específica no tabuleiro.

  2. Reconhecimento Numérico: A busca pelas fichas com base nos números sorteados estimula o reconhecimento numérico, promovendo a familiaridade com os números de forma lúdica.

  3. Promoção da Agilidade e Rapidez: Ao competir para ser o primeiro a bater na ficha correta, a atividade incentiva a agilidade e a rapidez nas respostas, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.

  4. Interação Social: A competição saudável entre as crianças promove a interação social, o respeito às regras do jogo e o trabalho em equipe.

  5. Estímulo ao Raciocínio Lógico: A relação entre os números sorteados, as fichas no tabuleiro e a ação de bater na ficha correta desafia o raciocínio lógico das crianças, incentivando o pensamento rápido.

COMO JOGAR


O tabuleiro é uma folha de papel cartão para cada grupo de jogadores (máximo 4)


                                                     TABULEIRO DO JOGO

Em cada tabuleiro, colocar 10 fichas com desenhos sem sequência numérica

FICHAS COM FIGURAS COM QUANTIDADES DE 1 A 10

Desenhe a mãozinha da criança em papel cartão e enfeite como quiser, ou desenhe direto no EVA e recorte. Faça a mãozinha dupla e cole um palito de churrasco entre elas. 

mODELO DA MÃOZINHA USADA PARA BATER


Coloque as fichas dos números que serão sorteados dentro de um saquinho.


FICHAS COM O NUMERAL DE 1 A 10

Cada jogador terá a sua mãozinha. A professora sorteia um número, então a criança terá de procurar no tabuleiro a ficha com a quantidade correspondente ao número que a professora sorteou e, imediatamente, bater sobre ela com a mãozinha. A criança que bater primeiro e acertar fica com a ficha para ela.


EXEMPLO DE COMO USAR A MAOZINHA NO JOGO

Ganha a brincadeira a criança que tiver mais fichas no grupo.
Ao final, a professora pode pedir para registro que a criança desenhe as fichas que tem na mão, colocando ao lado do desenho o número correspondente, ou pedir que todos do grupo desenhe as fichas do tabuleiro, colocando os números correspondente no desenho.

Obs. Durante toda a brincadeira as crianças estarão relacionando número à quantidade, fazendo isso também  na hora do registro em folha.

Essa atividade proporciona um ambiente dinâmico e divertido para o aprendizado e desenvolvimento infantil. 

Ao combinar elementos de coordenação motora, reconhecimento numérico e interação social, ela cria uma experiência educativa que vai além da sala de aula convencional. 

A competição saudável contribui para a motivação das crianças, enquanto os desafios cognitivos estimulam o crescimento intelectual. 

Além disso, a atividade destaca a importância do trabalho em equipe e do respeito às regras, habilidades essenciais para a vida em sociedade. 

Ao final, as crianças não apenas adquirem conhecimento, mas também fortalecem habilidades essenciais para o seu desenvolvimento integral.


Banner de promoção de recursos pedagógicos lúdicos para alfabetização com a frase 'Encante sua sala de aula com recursos lúdicos!