terça-feira, 22 de junho de 2010

MATEMÁTICA - JOGO - A MÃOZINHA RÁPIDA

MATEMÁTICA - JOGO - A MÃOZINHA RÁPIDA

Objetivos da Atividade:

  1. Desenvolvimento da Coordenação Motora: A atividade visa aprimorar a coordenação motora fina das crianças, uma vez que elas precisam localizar e bater na ficha específica no tabuleiro.

  2. Reconhecimento Numérico: A busca pelas fichas com base nos números sorteados estimula o reconhecimento numérico, promovendo a familiaridade com os números de forma lúdica.

  3. Promoção da Agilidade e Rapidez: Ao competir para ser o primeiro a bater na ficha correta, a atividade incentiva a agilidade e a rapidez nas respostas, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.

  4. Interação Social: A competição saudável entre as crianças promove a interação social, o respeito às regras do jogo e o trabalho em equipe.

  5. Estímulo ao Raciocínio Lógico: A relação entre os números sorteados, as fichas no tabuleiro e a ação de bater na ficha correta desafia o raciocínio lógico das crianças, incentivando o pensamento rápido.

COMO JOGAR


O tabuleiro é uma folha de papel cartão para cada grupo de jogadores (máximo 4)


                                                     TABULEIRO DO JOGO

Em cada tabuleiro, colocar 10 fichas com desenhos sem sequência numérica

FICHAS COM FIGURAS COM QUANTIDADES DE 1 A 10

Desenhe a mãozinha da criança em papel cartão e enfeite como quiser, ou desenhe direto no EVA e recorte. Faça a mãozinha dupla e cole um palito de churrasco entre elas. 

mODELO DA MÃOZINHA USADA PARA BATER


Coloque as fichas dos números que serão sorteados dentro de um saquinho.


FICHAS COM O NUMERAL DE 1 A 10

Cada jogador terá a sua mãozinha. A professora sorteia um número, então a criança terá de procurar no tabuleiro a ficha com a quantidade correspondente ao número que a professora sorteou e, imediatamente, bater sobre ela com a mãozinha. A criança que bater primeiro e acertar fica com a ficha para ela.


EXEMPLO DE COMO USAR A MAOZINHA NO JOGO

Ganha a brincadeira a criança que tiver mais fichas no grupo.
Ao final, a professora pode pedir para registro que a criança desenhe as fichas que tem na mão, colocando ao lado do desenho o número correspondente, ou pedir que todos do grupo desenhe as fichas do tabuleiro, colocando os números correspondente no desenho.

Obs. Durante toda a brincadeira as crianças estarão relacionando número à quantidade, fazendo isso também  na hora do registro em folha.

Essa atividade proporciona um ambiente dinâmico e divertido para o aprendizado e desenvolvimento infantil. 

Ao combinar elementos de coordenação motora, reconhecimento numérico e interação social, ela cria uma experiência educativa que vai além da sala de aula convencional. 

A competição saudável contribui para a motivação das crianças, enquanto os desafios cognitivos estimulam o crescimento intelectual. 

Além disso, a atividade destaca a importância do trabalho em equipe e do respeito às regras, habilidades essenciais para a vida em sociedade. 

Ao final, as crianças não apenas adquirem conhecimento, mas também fortalecem habilidades essenciais para o seu desenvolvimento integral.




2 comentários:

  1. OI, QUERIDA AMEI A ATIVIDADE-JOGO DE MATEMÁTICA, PODE SE USAR O DADO OU VÁRIOS DADOS DURANTE O JOGOS? A PROPRIA CRIANÇA PODE DESENHAR A MÃO E RECORTAR PARA O JOGO ? OS DESENHOS PODE SER QUALQUER UM? BJS LU.

    ResponderExcluir
  2. também é
    legal leia bjs victoria
    vamos jogar?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.