Explorando a arte na Educação Infantil: crianças utilizando técnicas de colagem e textura para criar sua própria releitura de obras de artistas renomados |
Atividade de artes visuais: releitura de obras com colagem e textura
A releitura de obras de arte é uma atividade envolvente que estimula a criatividade e a percepção estética das crianças na Educação Infantil.
Ao explorar essa técnica, os pequenos têm a oportunidade de se conectar com a arte de maneira lúdica e significativa, utilizando materiais simples, como papel toalha e tinta guache, para criar sua própria interpretação de obras renomadas de artistas como Ivan Cruz e Cândido Portinari.
Por que trabalhar a releitura de obras na Educação Infantil?
A releitura de obras de arte permite que as crianças compreendam conceitos como linhas, formas, cores e proporções de uma maneira divertida e prática.
Além disso, favorece o desenvolvimento da expressão criativa e a valorização de diferentes formas de arte.
Essa atividade proporciona uma experiência única de aprendizagem, onde as crianças não apenas imitam, mas também criam e se expressam de forma pessoal, explorando as diversas possibilidades que a arte oferece.
Objetivos da atividade:
- Apreciar e interpretar obras de arte: As crianças terão a chance de observar, refletir e discutir sobre o significado das obras de arte apresentadas.
- Vivenciar técnicas de arte: A proposta de releitura possibilita que os alunos explorem diferentes materiais, como papéis, tintas e outros recursos, aprendendo novas técnicas de expressão artística.
- Desenvolver a criatividade e o envolvimento artístico: Ao criar suas próprias versões das obras, as crianças são incentivadas a usar a imaginação e a espontaneidade.
- Conhecer artistas e suas obras: Apresentar obras de artistas brasileiros, como Portinari e Ivan Cruz, é uma excelente maneira de integrar a arte à cultura e à história do Brasil, ampliando o repertório cultural das crianças.
Passo a passo da atividade:
- Durante a roda inicial, converse com as crianças sobre o artista e sua proposta. Pergunte como as imagens retratam brincadeiras e quais brincadeiras eles praticam em casa ou na escola.
- Estimule os alunos a descreverem as imagens, observando os detalhes: formas, cores, linhas e figuras presentes nas obras.
- Compare as brincadeiras da obra com as atuais, despertando a curiosidade e a reflexão sobre as mudanças no brincar ao longo do tempo.
- Comece com o uso do papel toalha, que pode ser rasgado e colado em camadas sobre o papel sulfite para criar a base da obra.
- Após secar, peça que as crianças pintem o fundo da obra com tinta guache na cor azul, criando uma atmosfera de céu ou outro cenário.
- Agora, as crianças podem criar suas próprias pipas, bolas ou outros brinquedos, utilizando dobraduras e mais colagens. O importante é que elas se sintam livres para criar e experimentar.
2. Releitura da obra com colagem e textura
A segunda etapa é o momento da criação. Aqui, o objetivo não é que as crianças copiem a obra, mas que elas façam sua própria interpretação, utilizando os materiais sugeridos.
- Comece com o uso do papel toalha, que pode ser rasgado e colado em camadas sobre o papel sulfite para criar a base da obra.
- Após secar, peça que as crianças pintem o fundo da obra com tinta guache na cor azul, criando uma atmosfera de céu ou outro cenário.
- Agora, as crianças podem criar suas próprias pipas, bolas ou outros brinquedos, utilizando dobraduras e mais colagens. O importante é que elas se sintam livres para criar e experimentar.
- Organize uma exposição dentro da sala de aula ou em outro espaço da escola, convidando outras turmas para apreciar as obras.
- Durante a exposição, incentive as crianças a explicar o que inspirou sua obra e como utilizaram as técnicas aprendidas para criar suas releituras.
Sugestões de artistas e técnicas para trabalhar com as crianças
Ivan Cruz - Jogando Bola
Técnica sugerida: Desenho cego- As crianças podem usar lápis para desenhar sem olhar para o papel, o que promove a exploração da linha e forma de maneira intuitiva.
Cândido Portinari - Crianças Brincando
Técnica sugerida: Xilogravura com isopor- As crianças podem entalhar imagens em pratos de isopor, criando texturas e impressões com tinta guache.
Cândido Portinari - Pipas
Técnica sugerida: Colagem e dobradura com textura- As crianças criam texturas no fundo da obra com papel toalha, pintam com guache e, em seguida, fazem dobraduras de pipas para completar a composição.
Avaliação da atividade:
A avaliação será baseada nos seguintes pontos:
- Participação ativa: As crianças devem estar envolvidas na atividade, apreciando e criando suas próprias obras.
- Criatividade: O grau de originalidade nas obras de arte criadas será observado, incentivando a liberdade de expressão.
- Habilidade técnica: As crianças devem demonstrar capacidade para aplicar as técnicas de colagem e pintura, conforme orientado.
- Reflexão e expressão: Durante a exposição, a participação das crianças explicando suas obras será crucial para avaliar o entendimento e envolvimento com a arte.
Dicas para os professores:
- Pesquise sobre os artistas: Enriquecer a atividade com informações sobre a vida e a obra dos artistas brasileiros torna a experiência mais rica e interessante.
- Faça um portfólio: Registre o processo das crianças, com fotos do momento da criação e da exposição final, para acompanhar o desenvolvimento artístico ao longo do ano.
A atividade de releitura de obras de arte na Educação Infantil é uma excelente forma de incentivar a criatividade, o desenvolvimento motor e a apreciação de grandes artistas. Através da exploração de materiais como papel toalha e tinta guache, as crianças podem expressar suas ideias de maneira única e individual, além de aprender sobre técnicas artísticas importantes.
Ao integrar a arte na educação infantil, o professor cria oportunidades para que os pequenos desenvolvam não apenas habilidades artísticas, mas também uma maior percepção estética e uma apreciação pela cultura artística. Não deixe de aplicar essa atividade em sua sala de aula e observe o impacto positivo no desenvolvimento das crianças.
Gostou dessas ideias? Não esqueça de salvar este post e compartilhá-lo com outros professores! Para mais sugestões de atividades criativas, explore o Mundo Encantado ABC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.