quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Atividade de artes visuais: releitura de obras com colagem e textura

Crianças realizando uma releitura de obra de arte famosa com colagem e textura, estimulando a criatividade e habilidades motoras na Educação Infantil

Explorando a arte na Educação Infantil: crianças utilizando técnicas de colagem e textura para criar sua própria releitura de obras de artistas renomados

 Atividade de artes visuais: releitura de obras com colagem e textura

A releitura de obras de arte é uma atividade envolvente que estimula a criatividade e a percepção estética das crianças na Educação Infantil.

Ao explorar essa técnica, os pequenos têm a oportunidade de se conectar com a arte de maneira lúdica e significativa, utilizando materiais simples, como papel toalha e tinta guache, para criar sua própria interpretação de obras renomadas de artistas como Ivan Cruz e Cândido Portinari.


Por que trabalhar a releitura de obras na Educação Infantil?

A releitura de obras de arte permite que as crianças compreendam conceitos como linhas, formas, cores e proporções de uma maneira divertida e prática. 

Além disso, favorece o desenvolvimento da expressão criativa e a valorização de diferentes formas de arte. 

Essa atividade proporciona uma experiência única de aprendizagem, onde as crianças não apenas imitam, mas também criam e se expressam de forma pessoal, explorando as diversas possibilidades que a arte oferece.

Objetivos da atividade:

  • Apreciar e interpretar obras de arte: As crianças terão a chance de observar, refletir e discutir sobre o significado das obras de arte apresentadas.
  • Vivenciar técnicas de arte: A proposta de releitura possibilita que os alunos explorem diferentes materiais, como papéis, tintas e outros recursos, aprendendo novas técnicas de expressão artística.
  • Desenvolver a criatividade e o envolvimento artístico: Ao criar suas próprias versões das obras, as crianças são incentivadas a usar a imaginação e a espontaneidade.
  • Conhecer artistas e suas obras: Apresentar obras de artistas brasileiros, como Portinari e Ivan Cruz, é uma excelente maneira de integrar a arte à cultura e à história do Brasil, ampliando o repertório cultural das crianças.

Passo a passo da atividade:

1. Apreciando a obra de arte

O primeiro passo da atividade é apresentar uma obra de arte que tenha uma temática de brincadeiras infantis, como "Jogando Bola" de Ivan Cruz ou "Crianças Brincando" de Cândido Portinari.
  • Durante a roda inicial, converse com as crianças sobre o artista e sua proposta. Pergunte como as imagens retratam brincadeiras e quais brincadeiras eles praticam em casa ou na escola.
  • Estimule os alunos a descreverem as imagens, observando os detalhes: formas, cores, linhas e figuras presentes nas obras.
  • Compare as brincadeiras da obra com as atuais, despertando a curiosidade e a reflexão sobre as mudanças no brincar ao longo do tempo.
A segunda etapa é o momento da criação. Aqui, o objetivo não é que as crianças copiem a obra, mas que elas façam sua própria interpretação, utilizando os materiais sugeridos.
  • Comece com o uso do papel toalha, que pode ser rasgado e colado em camadas sobre o papel sulfite para criar a base da obra.
  • Após secar, peça que as crianças pintem o fundo da obra com tinta guache na cor azul, criando uma atmosfera de céu ou outro cenário.
  • Agora, as crianças podem criar suas próprias pipas, bolas ou outros brinquedos, utilizando dobraduras e mais colagens. O importante é que elas se sintam livres para criar e experimentar.

2. Releitura da obra com colagem e textura

A segunda etapa é o momento da criação. Aqui, o objetivo não é que as crianças copiem a obra, mas que elas façam sua própria interpretação, utilizando os materiais sugeridos.

  • Comece com o uso do papel toalha, que pode ser rasgado e colado em camadas sobre o papel sulfite para criar a base da obra.
  • Após secar, peça que as crianças pintem o fundo da obra com tinta guache na cor azul, criando uma atmosfera de céu ou outro cenário.
  • Agora, as crianças podem criar suas próprias pipas, bolas ou outros brinquedos, utilizando dobraduras e mais colagens. O importante é que elas se sintam livres para criar e experimentar.
Criança na educação infantil fazendo releitura de obra de arte com colagem e textura, utilizando papel toalha para criar uma composição artística em técnica de colagem.


3. Exposição das produções
Após o término das obras, as crianças terão a oportunidade de expor suas criações, o que além de valorizar o trabalho delas, também permite que elas compartilhem suas percepções com os colegas.

  • Organize uma exposição dentro da sala de aula ou em outro espaço da escola, convidando outras turmas para apreciar as obras.
  • Durante a exposição, incentive as crianças a explicar o que inspirou sua obra e como utilizaram as técnicas aprendidas para criar suas releituras.

Sugestões de artistas e técnicas para trabalhar com as crianças

  1. Ivan Cruz - Jogando Bola
    Técnica sugerida: Desenho cego

    • As crianças podem usar lápis para desenhar sem olhar para o papel, o que promove a exploração da linha e forma de maneira intuitiva.
  2. Cândido Portinari - Crianças Brincando
    Técnica sugerida: Xilogravura com isopor

    • As crianças podem entalhar imagens em pratos de isopor, criando texturas e impressões com tinta guache.
  3. Cândido Portinari - Pipas
    Técnica sugerida: Colagem e dobradura com textura

    • As crianças criam texturas no fundo da obra com papel toalha, pintam com guache e, em seguida, fazem dobraduras de pipas para completar a composição.

Avaliação da atividade:

A avaliação será baseada nos seguintes pontos:

  • Participação ativa: As crianças devem estar envolvidas na atividade, apreciando e criando suas próprias obras.
  • Criatividade: O grau de originalidade nas obras de arte criadas será observado, incentivando a liberdade de expressão.
  • Habilidade técnica: As crianças devem demonstrar capacidade para aplicar as técnicas de colagem e pintura, conforme orientado.
  • Reflexão e expressão: Durante a exposição, a participação das crianças explicando suas obras será crucial para avaliar o entendimento e envolvimento com a arte.

Dicas para os professores:

  • Pesquise sobre os artistas: Enriquecer a atividade com informações sobre a vida e a obra dos artistas brasileiros torna a experiência mais rica e interessante.
  • Faça um portfólio: Registre o processo das crianças, com fotos do momento da criação e da exposição final, para acompanhar o desenvolvimento artístico ao longo do ano.
Observação : Essas técnicas podem ser usadas com capas de livros de histórias que estão sendo trabalhadas.

A atividade de releitura de obras de arte na Educação Infantil é uma excelente forma de incentivar a criatividade, o desenvolvimento motor e a apreciação de grandes artistas. Através da exploração de materiais como papel toalha e tinta guache, as crianças podem expressar suas ideias de maneira única e individual, além de aprender sobre técnicas artísticas importantes. 

Ao integrar a arte na educação infantil, o professor cria oportunidades para que os pequenos desenvolvam não apenas habilidades artísticas, mas também uma maior percepção estética e uma apreciação pela cultura artística. Não deixe de aplicar essa atividade em sua sala de aula e observe o impacto positivo no desenvolvimento das crianças.

Gostou dessas ideias? Não esqueça de salvar este post e compartilhá-lo com outros professores! Para mais sugestões de atividades criativas, explore o Mundo Encantado ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.