google-site-verification=IQYwbLrsqhM5x-B4Zqx5I51bLPEYKOZY7mWJbb23_6g MUNDO ENCANTADO ABC: Despertando o Encanto do Folclore: Como Ensinar Contos e Lendas de Forma Lúdica e Interativa

domingo, 11 de agosto de 2024

Despertando o Encanto do Folclore: Como Ensinar Contos e Lendas de Forma Lúdica e Interativa

Crianças participando de uma roda de histórias folclóricas na escola
Alunos envolvidos em uma roda de história, explorando o rico folclore brasileiro através de contos e lendas.

 


O folclore é uma parte vital da nossa cultura, carregando em si as histórias, lendas e brincadeiras que atravessam gerações e refletem a identidade de um povo.

Ensinar o folclore nas escolas é uma maneira de manter viva essa herança cultural, permitindo que os alunos compreendam e apreciem a diversidade que compõe o Brasil.


Este plano de aula foi elaborado para introduzir o conceito de folclore de forma lúdica e interativa, utilizando contos, lendas e brincadeiras populares como ferramentas pedagógicas.

Através dessas atividades, os alunos serão capazes de explorar o folclore brasileiro de maneira envolvente, conectando-se com suas raízes culturais e desenvolvendo habilidades artísticas, sociais e intelectuais.

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de folclore de forma lúdica e interativa, utilizando exemplos de contos, lendas e brincadeiras populares. Os alunos devem ser capazes de compreender o que é o folclore e como ele se manifesta na cultura popular.

  2. Desenvolver o interesse e a apreciação pelos contos, lendas e brincadeiras folclóricas, incentivando os alunos a explorar e aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode ser feito através de contação de histórias, dramatizações e jogos folclóricos.

  3. Promover a identificação e valorização do folclore brasileiro, estimulando o respeito e a apreciação pela diversidade cultural do país. Os alunos devem ser capazes de reconhecer e valorizar as diferentes manifestações folclóricas presentes em suas regiões e no Brasil como um todo.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, através de atividades de desenho, pintura, modelagem e dramatização relacionadas ao folclore.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e respeito às diferenças, através de atividades em grupo que envolvam a exploração e valorização do folclore.

  • Reforçar o aprendizado de outras disciplinas, como língua portuguesa, história e geografia, através da abordagem interdisciplinar do tema folclore. (10 - 12 minutos)

Introdução à aula

  1. Relembrando Conteúdos: O professor inicia a aula relembrando brevemente os conceitos de contos, lendas e brincadeiras, que foram abordados em aulas anteriores. Ele pode fazer isso de forma interativa, perguntando aos alunos se eles se lembram de algum conto, lenda ou brincadeira que já tenham ouvido falar. (2 - 3 minutos)

  2. Situação-Problema: O professor propõe duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos e introduzir o tema da aula. A primeira situação pode ser: “Vocês já pararam para pensar de onde vêm as histórias que ouvimos dos nossos pais e avós?”. A segunda situação pode ser: “E as brincadeiras que vocês gostam de brincar no parque, será que elas sempre foram assim?”. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização: O professor, então, contextualiza a importância do folclore, explicando que ele é uma forma de expressão cultural, que reflete a identidade e a história de um povo. Ele pode dar exemplos de como o folclore está presente no dia a dia dos alunos, como em festas populares, músicas, danças e até mesmo em superstições. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o folclore. Por exemplo, ele pode contar que o Brasil é um dos países com a maior diversidade de folclore do mundo, devido à mistura de culturas que ocorreu ao longo da sua história. Outra curiosidade é que muitas das histórias de contos de fadas que conhecemos, como a de Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, têm versões folclóricas brasileiras. (2 - 3 minutos)

  5. Introdução do Tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula - o folclore - e explica que, durante a aula, eles vão conhecer mais sobre o folclore brasileiro, suas principais manifestações (contos, lendas e brincadeiras) e como elas se relacionam com a cultura e a história do país. (1 minuto)

    Desenvolvimento das atividades

    Atividade “Roda de Histórias” (8 - 10 minutos)

  • O professor organiza os alunos em um círculo no chão, no centro da sala de aula. Ele explica que eles vão participar de uma “Roda de Histórias” e que cada aluno terá a oportunidade de compartilhar uma história folclórica que conhece.

  • Para tornar a atividade mais lúdica, o professor pode usar um objeto simbólico, como um chapéu de palha, que será passado de aluno em aluno. A criança que estiver com o chapéu poderá contar sua história.

  • As histórias contadas pelos alunos podem ser de qualquer região do Brasil, e o professor deve encorajá-los a compartilhar não apenas o enredo, mas também os personagens, o cenário e a moral da história, se houver.

  • Após cada história, o professor pode fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos e para estimular a reflexão sobre a história contada.

  • Ao final da atividade, o professor pode destacar as semelhanças e diferenças entre as histórias contadas, ressaltando a diversidade do folclore brasileiro.

    Atividade “Dramatização de Lendas” (10 - 12 minutos)

  • Após a “Roda de Histórias”, o professor propõe a atividade de “Dramatização de Lendas”. Ele divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribui para cada grupo uma lenda folclórica brasileira.

  • O professor explica que cada grupo deverá ler a lenda que recebeu e, em seguida, preparar uma pequena dramatização para apresentar para a turma.

  • Para auxiliar na preparação, o professor pode sugerir que os alunos desenhem ou recortem e colem figuras que representem os personagens e o cenário da lenda.

  • Durante a preparação, o professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.

  • Após a preparação, cada grupo apresenta sua dramatização. O professor e os demais alunos devem prestar atenção na apresentação, pois após cada uma, o professor fará perguntas para verificar a compreensão dos alunos sobre a lenda apresentada.

  • Ao final das apresentações, o professor pode destacar as principais características das lendas folclóricas e como elas se relacionam com a cultura e a história do povo que as criou.

    Atividade “Jogo do Folclore” (5 - 7 minutos)

  • Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor propõe o “Jogo do Folclore”. Ele explica que o jogo consiste em um quiz de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro.

  • O professor divide a turma em dois times e explica que cada time deverá escolher um representante para responder as perguntas.

  • As perguntas do quiz podem ser sobre as histórias e personagens do folclore, as brincadeiras populares, as festas folclóricas, entre outros.

  • O professor pode preparar as perguntas com antecedência ou fazer perguntas mais simples para os alunos, de acordo com o nível de conhecimento da turma.

  • Após cada pergunta, o time que acertar ganha um ponto. Ao final do jogo, o time que tiver mais pontos é o vencedor.

  • O professor deve enfatizar que o mais importante no jogo não é ganhar, mas sim aprender e se divertir. Ele pode, por exemplo, elogiar a participação de todos os alunos, independentemente do time vencedor.

  • Ao final do jogo, o professor pode reforçar os principais conceitos aprendidos durante a aula e esclarecer possíveis dúvidas dos alunos. (8 - 10 minutos)

Retorno e discussão

    Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

  • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e inicia uma discussão em grupo. Ele faz perguntas abertas para estimular os alunos a compartilhar o que aprenderam e a expressar suas opiniões e sentimentos sobre as atividades realizadas.

  • Alguns exemplos de perguntas que o professor pode fazer são: “Qual foi a história folclórica que mais gostaram de ouvir ou de contar? Por quê?” e “O que vocês aprenderam sobre o folclore brasileiro que não sabiam antes?”.

  • Durante a discussão, o professor deve valorizar as contribuições de todos os alunos, reforçando a importância da diversidade de ideias e perspectivas.

    Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

  • Após a discussão, o professor retoma os conceitos teóricos apresentados no início da aula e os relaciona com as atividades práticas realizadas. Ele explica, por exemplo, como as histórias contadas e as lendas dramatizadas são exemplos de contos e lendas do folclore, e como o “Jogo do Folclore” ajudou a reforçar o conhecimento sobre o assunto.

  • O professor também pode destacar como as atividades permitiram aos alunos vivenciar o folclore de forma lúdica e interativa, e como isso contribuiu para o Desenvolvimento de sua compreensão e apreciação pelo tema.

    Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

  • Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão individual. Ele pode fazer perguntas como: “O que foi mais interessante que você aprendeu hoje?” e “Quais questões você ainda tem sobre o folclore?”.

  • O professor dá um minuto para os alunos pensarem sobre as perguntas e, em seguida, convida aqueles que se sentirem à vontade a compartilhar suas respostas com a turma.

  • Durante a reflexão e o compartilhamento, o professor deve incentivar os alunos a expressar suas ideias de forma respeitosa e a valorizar as contribuições dos colegas.

    Encerramento da Aula (1 minuto)

  • Para encerrar a aula, o professor agradece a participação e o empenho de todos, reforçando a importância do folclore e da valorização da diversidade cultural.

  • Ele também aproveita para fazer um breve resumo dos principais pontos abordados na aula e para anunciar o tema da próxima aula, se for o caso.

    Conclusão e resumo da aula

    Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

  • O professor inicia a Conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele recapitula a definição de folclore, as diferentes manifestações do folclore (contos, lendas, brincadeiras), e a importância do folclore para a cultura e a história de um povo.

  • O professor pode, por exemplo, perguntar aos alunos para relembrar uma história folclórica que tenham ouvido na aula, ou uma brincadeira popular que tenham aprendido, para verificar o quanto eles conseguem reter da informação.

  • Ele também pode retomar as situações-problema apresentadas no início da aula e perguntar aos alunos se agora eles conseguem respondê-las com base no que aprenderam.

    Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

  • Em seguida, o professor destaca como a aula conseguiu conectar a teoria com a prática. Ele explica que, através das atividades de contação de histórias, dramatização de lendas e do jogo do folclore, os alunos puderam vivenciar de forma prática o que é o folclore e como ele se manifesta na cultura popular.

  • O professor pode, por exemplo, mencionar como a atividade de dramatização permitiu aos alunos compreender melhor as lendas folclóricas, ao “dar vida” aos personagens e ao cenário da história.

  • Ele também pode ressaltar como as discussões em grupo e as reflexões individuais ajudaram os alunos a aprofundar seu entendimento sobre o folclore e a valorizar a diversidade cultural.

    Importância do Assunto (1 minuto)

  • Por fim, o professor reforça a importância do estudo do folclore para a formação dos alunos. Ele explica que, ao conhecer e valorizar o folclore, os alunos estão não apenas aprendendo sobre a cultura e a história do seu país, mas também desenvolvendo habilidades como a criatividade, a expressão artística, o trabalho em equipe e o respeito às diferenças.

  • O professor pode, por exemplo, mencionar como a habilidade de contar histórias e de dramatizá-las pode ser útil não apenas na escola, mas também em situações do dia a dia, como ao explicar algo para um amigo ou ao resolver um problema de forma criativa.

  • Ele também pode ressaltar como o folclore pode ser uma fonte de inspiração e de enriquecimento pessoal, ao nos conectar com as nossas raízes culturais e ao nos fazer apreciar a diversidade e a riqueza do mundo que nos cerca.

Ao longo desta aula, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o folclore de forma prática e interativa, conectando-se com a riqueza cultural do Brasil.

As atividades propostas não apenas reforçaram o aprendizado sobre contos, lendas e brincadeiras populares, mas também promoveram a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o trabalho em equipe e a expressão artística.

A importância do folclore vai além do conhecimento teórico; ele é uma ferramenta poderosa para a formação integral dos alunos, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e para a construção de um senso de pertencimento e respeito às diferenças.





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