quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

PROJETO: ADAPTAÇÃO ESCOLAR FELIZ PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

PROJETO ADAPTAÇÃO ESCOLAR FELIZ PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

1. INTRODUÇÃO: 

A fase de adaptação escolar é um momento crucial na vida das crianças, especialmente aos 5 anos, quando iniciam sua jornada educacional.

Este projeto visa proporcionar uma transição suave e feliz para o ambiente escolar, alinhando-se às Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.


2. OBJETIVOS ALINHADOS À BNCC COM HABILIDADES:

a. Objetivo 1 (BNCC): - Desenvolver a autoestima e a identidade das crianças, promovendo um ambiente de confiança.

- Habilidade: Conhecer-se e construir uma imagem positiva de si.

b. Objetivo 2 (BNCC): - Estimular o desenvolvimento emocional e social, promovendo interações positivas entre as crianças.

- Habilidade: Expressar emoções, sentimentos e necessidades.

c. Objetivo 3 (BNCC): - Proporcionar experiências significativas que favoreçam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

- Habilidade: Comunicar-se em diferentes contextos.

d. Objetivo 4 (BNCC): - Incentivar a expressão criativa por meio de atividades lúdicas e artísticas.

- Habilidade: Expressar-se por meio de diferentes linguagens.

e. Objetivo 5 (BNCC): - Promover a exploração do ambiente, estimulando a curiosidade e a descoberta.

- Habilidade: Investigar, perceber e entender o mundo.

f. Objetivo 6 (BNCC): - Valorizar a diversidade, respeitando as diferentes culturas e individualidades.

- Habilidade: Valorizar a diversidade e respeitar as diferenças.

g. Objetivo 7 (BNCC): - Estimular a participação ativa das famílias no processo educativo, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade.

- Habilidade: Participar ativamente da vida escolar e comunitária.

3. METODOLOGIA:

Semana de Boas-Vindas: - Atividades de apresentação dos professores:

- Jogo de apresentação para que as crianças conheçam os educadores.

- Tour pela escola para familiarização com os espaços:

- Exploração guiada dos principais locais da escola.

- Momentos de interação entre as crianças para promover a socialização:

- Jogos cooperativos e brincadeiras em grupo.

  • História Coletiva:

    • Desenvolvimento: Cada criança contribui com uma parte da história, criando uma narrativa coletiva. A história é construída de maneira colaborativa, com cada participante acrescentando um elemento.

Essas atividades visam promover a cooperação, o trabalho em equipe e a interação positiva entre as crianças, contribuindo para o desenvolvimento sócio emocional e a construção de relações saudáveis.

  • Contação de Histórias: - Utilização de histórias envolventes sobre o universo escolar:

- Leitura de livros que abordem situações de adaptação.

- Discussões sobre personagens e situações semelhantes às vivências das crianças:

- Rodas de conversa para compartilhar sentimentos e experiências.

  • Oficinas Criativas: - Atividades manuais e artísticas para estimular a criatividade:

- Pintura, modelagem e colagem para expressar ideias.

- Confecção de materiais escolares personalizados:

- Criação de etiquetas, cadernos e outros itens.

  • Jogos e Brincadeiras: - Jogos cooperativos para promover o trabalho em equipe:

- Atividades que exigem cooperação e interação.

- Brincadeiras que explorem os sentidos e habilidades motoras:

- Jogos sensoriais e atividades motoras diversas.

Jogos Cooperativos:

  1. Corrente Humana:

    • Objetivo: Promover a colaboração e a coordenação.

    • Desenvolvimento: As crianças dão as mãos formando uma corrente e tentam, juntas, superar obstáculos ou percorrer uma distância determinada.

  2. Círculo do Equilíbrio:

    • Objetivo: Estimular a confiança e a cooperação.

    • Desenvolvimento: As crianças formam um círculo e, de mãos dadas, tentam manter o equilíbrio enquanto se movimentam lateralmente.

  3. Bola ao Alvo:

    • Objetivo: Trabalhar a comunicação e a precisão em grupo.

    • Desenvolvimento: As crianças, em equipe, lançam uma bola tentando acertar alvos determinados. Cada acerto é comemorado pelo grupo.

  4. Quebra-gelo Gigante:

    • Objetivo: Incentivar a interação e a comunicação.

    • Desenvolvimento: Em um grande lençol estendido no chão, as crianças são convidadas a compartilhar algo sobre si enquanto se movem pelo espaço.

Brincadeiras em Grupo:

  1. Caça ao Tesouro:

    • Objetivo: Estimular a colaboração e o raciocínio em equipe.

    • Desenvolvimento: As crianças, divididas em equipes, seguem pistas para encontrar "tesouros" escondidos, sendo necessário trabalho conjunto para solucionar enigmas.

  2. Estátua Musical em Grupo:

    • Objetivo: Trabalhar a coordenação motora e a interação.

    • Desenvolvimento: Ao som de música, as crianças dançam e, quando a música para, devem formar uma "estátua" em grupo, demonstrando colaboração para criar uma pose equilibrada.

  3. Circuito de Obstáculos:

    • Objetivo: Estimular a cooperação e o desenvolvimento motor.

    • Desenvolvimento: Criação de um circuito com obstáculos simples que as crianças devem superar em grupo, ajudando-se mutuamente.



  • Envolvimento dos Pais: - Reuniões informativas sobre a importância da adaptação:

- Apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas.

- Participação em atividades junto às crianças para criar laços afetivos:

- Dia de interação na escola, com pais participando de algumas atividades.

  • Avaliação: a. Observação contínua do comportamento e 

  • interação das crianças:

- Registro diário de observações sobre a adaptação e 

participação.

- Feedback dos pais sobre o processo de adaptação de seus 

filhos:

- Pesquisas de satisfação e reuniões individuais.

- Avaliação do engajamento e participação nas atividades 

propostas:

- Verificação do envolvimento e interesse das crianças nas 

diferentes etapas do projeto.

4. RECURSOS NECESSÁRIOS:

a. Livros infantis sobre adaptação escolar.

b. Materiais para atividades manuais e artísticas.

c. Jogos educativos e brinquedos pedagógicos.

d. Espaços adequados para as atividades.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Este projeto busca não apenas facilitar a adaptação escolar, mas também criar bases sólidas para o desenvolvimento global das crianças, alinhando-se de maneira precisa às Habilidades estabelecidas pela BNCC.

A abordagem centrada na BNCC garante que as atividades estejam alinhadas com os objetivos educacionais, promovendo um ambiente escolar feliz e propício ao aprendizado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.