1. INTRODUÇÃO:
A fase de adaptação escolar é um momento crucial na vida das crianças, especialmente aos 5 anos, quando iniciam sua jornada educacional.
Este projeto visa proporcionar uma transição suave e feliz para o ambiente escolar, alinhando-se às Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.
2. OBJETIVOS ALINHADOS À BNCC COM HABILIDADES:
a. Objetivo 1 (BNCC): - Desenvolver a autoestima e a identidade das crianças, promovendo um ambiente de confiança.
- Habilidade: Conhecer-se e construir uma imagem positiva de si.
b. Objetivo 2 (BNCC): - Estimular o desenvolvimento emocional e social, promovendo interações positivas entre as crianças.
- Habilidade: Expressar emoções, sentimentos e necessidades.
c. Objetivo 3 (BNCC): - Proporcionar experiências significativas que favoreçam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
- Habilidade: Comunicar-se em diferentes contextos.
d. Objetivo 4 (BNCC): - Incentivar a expressão criativa por meio de atividades lúdicas e artísticas.
- Habilidade: Expressar-se por meio de diferentes linguagens.
e. Objetivo 5 (BNCC): - Promover a exploração do ambiente, estimulando a curiosidade e a descoberta.
- Habilidade: Investigar, perceber e entender o mundo.
f. Objetivo 6 (BNCC): - Valorizar a diversidade, respeitando as diferentes culturas e individualidades.
- Habilidade: Valorizar a diversidade e respeitar as diferenças.
g. Objetivo 7 (BNCC): - Estimular a participação ativa das famílias no processo educativo, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade.
- Habilidade: Participar ativamente da vida escolar e comunitária.
3. METODOLOGIA:
Semana de Boas-Vindas: - Atividades de apresentação dos professores:
- Jogo de apresentação para que as crianças conheçam os educadores.
- Tour pela escola para familiarização com os espaços:
- Exploração guiada dos principais locais da escola.
- Momentos de interação entre as crianças para promover a socialização:
- Jogos cooperativos e brincadeiras em grupo.
História Coletiva:
Desenvolvimento: Cada criança contribui com uma parte da história, criando uma narrativa coletiva. A história é construída de maneira colaborativa, com cada participante acrescentando um elemento.
Essas atividades visam promover a cooperação, o trabalho em equipe e a interação positiva entre as crianças, contribuindo para o desenvolvimento sócio emocional e a construção de relações saudáveis.
Contação de Histórias: - Utilização de histórias envolventes sobre o universo escolar:
- Leitura de livros que abordem situações de adaptação.
- Discussões sobre personagens e situações semelhantes às vivências das crianças:
- Rodas de conversa para compartilhar sentimentos e experiências.
Oficinas Criativas: - Atividades manuais e artísticas para estimular a criatividade:
- Pintura, modelagem e colagem para expressar ideias.
- Confecção de materiais escolares personalizados:
- Criação de etiquetas, cadernos e outros itens.
Jogos e Brincadeiras: - Jogos cooperativos para promover o trabalho em equipe:
- Atividades que exigem cooperação e interação.
- Brincadeiras que explorem os sentidos e habilidades motoras:
- Jogos sensoriais e atividades motoras diversas.
Jogos Cooperativos:
Corrente Humana:
Objetivo: Promover a colaboração e a coordenação.
Desenvolvimento: As crianças dão as mãos formando uma corrente e tentam, juntas, superar obstáculos ou percorrer uma distância determinada.
Círculo do Equilíbrio:
Objetivo: Estimular a confiança e a cooperação.
Desenvolvimento: As crianças formam um círculo e, de mãos dadas, tentam manter o equilíbrio enquanto se movimentam lateralmente.
Bola ao Alvo:
Objetivo: Trabalhar a comunicação e a precisão em grupo.
Desenvolvimento: As crianças, em equipe, lançam uma bola tentando acertar alvos determinados. Cada acerto é comemorado pelo grupo.
Quebra-gelo Gigante:
Objetivo: Incentivar a interação e a comunicação.
Desenvolvimento: Em um grande lençol estendido no chão, as crianças são convidadas a compartilhar algo sobre si enquanto se movem pelo espaço.
Brincadeiras em Grupo:
Caça ao Tesouro:
Objetivo: Estimular a colaboração e o raciocínio em equipe.
Desenvolvimento: As crianças, divididas em equipes, seguem pistas para encontrar "tesouros" escondidos, sendo necessário trabalho conjunto para solucionar enigmas.
Estátua Musical em Grupo:
Objetivo: Trabalhar a coordenação motora e a interação.
Desenvolvimento: Ao som de música, as crianças dançam e, quando a música para, devem formar uma "estátua" em grupo, demonstrando colaboração para criar uma pose equilibrada.
Circuito de Obstáculos:
Objetivo: Estimular a cooperação e o desenvolvimento motor.
Desenvolvimento: Criação de um circuito com obstáculos simples que as crianças devem superar em grupo, ajudando-se mutuamente.
Envolvimento dos Pais: - Reuniões informativas sobre a importância da adaptação:
- Apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas.
- Participação em atividades junto às crianças para criar laços afetivos:
- Dia de interação na escola, com pais participando de algumas atividades.
Avaliação: a. Observação contínua do comportamento e
interação das crianças:
- Registro diário de observações sobre a adaptação e
participação.
- Feedback dos pais sobre o processo de adaptação de seus
filhos:
- Pesquisas de satisfação e reuniões individuais.
- Avaliação do engajamento e participação nas atividades
propostas:
- Verificação do envolvimento e interesse das crianças nas
diferentes etapas do projeto.
4. RECURSOS NECESSÁRIOS:
a. Livros infantis sobre adaptação escolar.
b. Materiais para atividades manuais e artísticas.
c. Jogos educativos e brinquedos pedagógicos.
d. Espaços adequados para as atividades.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este projeto busca não apenas facilitar a adaptação escolar, mas também criar bases sólidas para o desenvolvimento global das crianças, alinhando-se de maneira precisa às Habilidades estabelecidas pela BNCC.
A abordagem centrada na BNCC garante que as atividades estejam alinhadas com os objetivos educacionais, promovendo um ambiente escolar feliz e propício ao aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.