segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Descobrindo a República: Atividades para Pequenos Exploradores

Descobrindo a República: Atividades para Pequenos Exploradores

CRIANÇAS REALIZANDO TRABALHO DE COLAGEM PARA COMEMORAR A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



Introduzir a Proclamação da República na Educação Infantil é uma jornada emocionante, promovendo não apenas a compreensão histórica, mas também habilidades essenciais para os pequenos. 
Vamos explorar três atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil.

Atividade 1: Contando a História com Fantoches

Objetivo: Desenvolver a expressão oral e a compreensão da história.

Execução: Utilizando fantoches, convide as crianças a recriarem a Proclamação da República de forma lúdica. Esta atividade estimula a comunicação, a expressão de ideias e a interação social.

Atividade 2: Pintando a Bandeira da República     

Objetivo: Estimular a criatividade e o reconhecimento de símbolos nacionais.
CRIANÇAS PINTANDO DE VERDE E AMARELO A BANDEIRA BRASILEIRA

Execução: Após uma breve explicação sobre a bandeira da República, forneça tintas e pincéis para que as crianças pintem sua própria versão. 

Essa atividade promove o desenvolvimento motor e a familiaridade com símbolos patrióticos.

Atividade 3: Jogo dos Símbolos Nacionais

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e o reconhecimento de símbolos.

Execução: Crie um jogo de tabuleiro onde as crianças possam associar símbolos nacionais, como a bandeira e o hino. 

Essa atividade não apenas diverte, mas também fortalece a compreensão dos elementos que representam a República.

  1. Preparação do Jogo: Crie um tabuleiro que represente aspectos da Proclamação da República, como a bandeira, o hino e outros símbolos. Divida o tabuleiro em casas numeradas.

  2. Peças do Jogo: Desenvolva cartas ou peças que contenham imagens dos símbolos nacionais, como a bandeira, o brasão e outros elementos relacionados.

  3. Regras do Jogo: As crianças devem avançar no tabuleiro jogando dados e associando corretamente cada símbolo à sua respectiva representação. Por exemplo, se caírem em uma casa com a imagem da bandeira, devem associá-la corretamente à palavra "bandeira".

  4. Desenvolvimento da Atividade: Durante o jogo, promova discussões sobre cada símbolo, incentivando as crianças a compartilharem o que sabem sobre eles. Isso fortalece o entendimento dos elementos que representam a República.

  5. Finalização: Ao concluir o jogo, reforce os conceitos aprendidos, destacando a importância desses símbolos para a identidade nacional.

SALA DE AULA DECORADA DE VERDE E AMARELO PARA COMEMORAR A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



Alinhamento com a BNCC da Educação Infantil:

  • Conviver (EI02CG02): Participar de situações de escuta de diferentes gêneros textuais, como histórias e músicas.

  • Explorar (EI02CG04): Manipular diferentes materiais durante as atividades, como pincéis, tintas e fantoches.

  • Expressar (EI02CG05): Comunicar necessidades, desejos e sentimentos, por meio de gestos, balbucios, palavras e movimentos.

  • Traços, Sons, Cores e Formas (EI02TS02): Explorar diferentes fontes sonoras, gestos e ritmos em atividades de expressão corporal e musical.

Ao incorporar essas atividades em seu planejamento pedagógico, não apenas atendemos aos princípios da BNCC da Educação Infantil, mas também proporcionamos uma aprendizagem significativa e envolvente para as crianças.

Essa atividade não apenas proporciona um ambiente lúdico e interativo, mas também estimula a cognição das crianças, conectando-as de forma divertida aos símbolos que representam a Proclamação da República.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.