domingo, 13 de janeiro de 2013

HISTÓRIAS DE CARNAVAL

 

UM CARNAVAL DIFERENTE - HORA DA HISTÓRIA


historia de carnaval



 (Autora: Lívia Fagundes Neves) 

O Carnaval é uma festividade cheia de cores, música e alegria que cativa pessoas de todas as idades, e para uma criança de 5 anos, essa celebração pode desempenhar um papel fundamental em seu desenvolvimento.

O Carnaval oferece uma experiência única, repleta de estímulos sensoriais e oportunidades de aprendizado que contribuem para o crescimento saudável e feliz da criança.

Carolina é uma menina que tem nove anos e mora no Rio de Janeiro. Ela adora estudar e brincar com seus amigos depois da escola. Sua brincadeira favorita é “escolinha” e ela gosta sempre de imaginar que é a professora.

Certo dia, após a aula, quando Carolina ia ao encontro de suas amigas para brincar, sua mãe lhe chamou para arrumar as malas: elas iriam viajar e aproveitar o carnaval de 2005 na praia.

Carol, como era chamada, ficou animada, deixaria de brincar com suas colegas, mas, no dia seguinte, iria para a praia encontrar com sua prima Filó, também de nove anos, de quem ela tanto gostava.

No dia seguinte, após uma longa noite de espera e ansiedade, Carol e sua mãe acordaram bem cedo, tomaram café e pegaram a estrada. Elas estavam radiantes! Aquele seria um ótimo carnaval!

Após uma breve viagem, as duas chegaram à cidade desejada! A praia estava linda! Mas... Não tinha ninguém aproveitando aquela maravilha. As duas se olharam e acharam muito estranho aquilo!

O dia estava ótimo e já era carnaval. Deveria ter um monte de gente pulando na rua e aproveitando o dia. Apesar da frustração, as duas continuaram seguindo até a casa da prima. No caminho, também não viram sinal de alguém.

Carol olhou o relógio, já passavam das 14 horas e onde estariam todos? Chegando à casa de

 Filó, tocaram a campainha! A mãe de Filó, chamada Rita, após quase dez minutos, atendeu  a porta. 

E para a surpresa de Carol, Rita muito abatida! Parecia doente, tinha olheiras e estava com febre. As visitantes, muito assustadas, perguntaram o que estava acontecendo e Rita

respondeu que metade da cidade havia acordado doente naquela manhã, domingo de 

carnaval, parecia com uma gripe muito forte. 

A prima Filó nem conseguiu sair da cama. As duas não sabiam o que fazer, pensou em voltar para a sua cidade, mas ficaram com pena de seus parentes e resolveram ficar para ajudar.

Acabaram passando o resto do carnaval cuidando das pessoas daquela casa. Na quarta-feira de cinzas todos já estavam melhores... 

Assim como quase toda a população daquela cidadezinha praiana. Haviam sido medicados e descoberto que um vírus muito forte foi o causador daquele estrago. 

Naquela tarde de quarta-feira Carol e sua mãe foram voltaram para casa, esperaram tanto

por aquele carnaval na praia e nem podiam imaginar que seriam tão úteis ajudando seus

parentes a melhorassem daquela doença.

Partiram mas prometeram a Rita, a Filó e a si mesmas que o próximo carnaval seria

diferente! Elas fariam muita folia e pular bastante, ao som de um bom samba.

Carnaval é uma verdadeira festa para os sentidos. As crianças, nessa idade, estão em um estágio crucial de desenvolvimento sensorial, e o Carnaval proporciona uma explosão de estímulos visuais, auditivos e táteis.

As cores vibrantes dos trajes, os sons alegres das músicas carnavalescas e a sensação de participar de um evento coletivo e festivo contribuem para a rica experiência sensorial da criança.

Além disso, o Carnaval é uma oportunidade para as crianças explorarem a expressão criativa. Ao participar de atividades como a confecção de fantasias ou a criação de máscaras, elas têm a chance de desenvolver habilidades motoras finas e expressar sua imaginação de maneira lúdica.

Essa expressão criativa é crucial para o desenvolvimento da autoestima e da identidade da criança, permitindo que ela se sinta mais segura ao explorar o mundo ao seu redor.

Essa festa popular também promove a sociabilização e o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças. Participar de desfiles, brincadeiras e danças em grupo ajuda a construir um senso de comunidade e cooperação.

A interação com outras crianças durante as festividades proporciona oportunidades valiosas para o desenvolvimento de habilidades sociais, como compartilhar, cooperar e respeitar os outros.

Além disso, o Carnaval é uma introdução divertida à diversidade cultural.

As diferentes tradições, músicas e danças carnavalescas oferecem às crianças uma experiência cultural enriquecedora, ampliando seus horizontes e promovendo a compreensão e o respeito pela diversidade desde cedo.

O Carnaval desempenha um papel vital no desenvolvimento das crianças de 5 anos, proporcionando experiências sensoriais, promovendo a expressão criativa, desenvolvendo habilidades sociais e introduzindo-as à diversidade cultural de maneira alegre e lúdica.

Essa festividade colorida não é apenas uma celebração, mas também uma oportunidade valiosa para o crescimento saudável e feliz das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.