segunda-feira, 18 de julho de 2011

PROJETO

Este projeto foi criado como requisito fundamental de conclusão do curso (avaliação final) do curso Pedagogia de Projetos, 120 horas, de autoria e tutoria da Profª Patrícia Lopes da Fonte (Paty Fonte), com link para nossa plataforma virtual de aprendizagem:

TEMA – Meio Ambiente
Os animais na educação infantil
JUSTIFICATIVA
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio pelo Zoologico facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto meio ambiente com foco nos animais é de uma possível justificativa, pois, os animais  têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais  e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
DESCRIÇÃO
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: meio ambiente ,observação dos animais em passeio ao Zoológico.
A princípio serão trabalhados os animais que habitam no zoológico que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio e  que estará presente no seu cotidiano.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
PUBLICO ALVO – Educação Infantil
DURAÇÃO -
OBJETIVOS:
  Conceitos:
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada espécie e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Definir de diversos  animais suas principais características;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização
Atitudes:
Preocupar-se com a preservação da natureza 
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de  animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada  animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem  os animais.
PROCEDIMENTO
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinadas  animais;
CONTEÚDOS RELACIONADOS AO PROJETO
Português (linguagem oral e escrita)
Nomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva (textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolva leitura e escrita;
As letras, o alfabeto.
Dramatização
Matemática
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Conjunto
Formas geométricas;
Orientação espaço- tempo
Numerais associados a quantidade
Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
Moradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Répteis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Artes Visuais:
Recorte, colagem
Desenho livre e dirigido
Pintura com diversos materiais
Dobradura
Leitura de obras de arte
Movimento:
Imitação
Jogos e brincadeiras
Coordenação motora grossa
Equilibrio
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação às diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
CULMINANCIA:
Apresentação aos pais e a comunidades de uma dramatização “Salve os animais” e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Bibliografia:
Carvalho,Miriam Cristina Cazante de – Pojetos Pedagogicos 3º Milenio – vol.7 – ed.claranto
Esmeraldo, Valéria Porto – Brincando e aprendendo com a Turma da Mônica – Ed.Rideel
Portal Aprende Brasil - Positivo

Um comentário:

  1. Oi Léia!
    Seu projeto está uma graça! O blog também ficou muito caprichado. Adorei mesmo!
    Parabéns pela participação e conclusão do curso, espero que tenha sido útil em sua vida profissional e que nos encontremos em breve num próximo tema.
    Receba todo meu carinho e admiração.
    Beijos já saudosos!
    Paty Fonte - Diretora Pedagógica
    www.cursosppd.com.br

    ResponderExcluir