segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

GINÁSTICA HISTORIADA - HISTÓRIA DO BONECO DE BORRACHA

    GINÁSTICA HISTORIADA - HISTÓRIA DO BONECO DE BORRACHA

BONECO DE BORRACHA NA SALA DE AULA FAZENDO MOVIMENTOS E AS CRIANÇAS IMITANDO


Você já ouviu falar em ginástica historiada? Trata-se de uma atividade que combina movimentos corporais com uma narrativa, podendo ser usada para trabalhar aspectos físicos, cognitivos e afetivos dos alunos, além de estimular a criatividade e a expressão.

Neste texto, vamos explicar o que é a ginástica historiada, quais são os seus benefícios, como ela se relaciona com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela pode ser aplicada na creche ou na pré-escola.

Uma ginástica historiada é uma atividade que combina movimentos corporais com uma narrativa.

Veja também outras ginasticas historiada: árvore e um passarinho procura a sua mãe.

A ginástica historiada pode ter diferentes temas, como aventuras, contos de fadas, lendas, mitos, etc.

O professor ou os próprios alunos podem contar a história, enquanto os outros participam realizando os gestos e as ações da trama.

Por exemplo, se a história for sobre um dragão, os alunos podem imitar o voo, o rugido e o fogo do dragão.

A ginástica historiada é uma forma de explorar a ginástica de maneira lúdica e divertida, sem perder o foco na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos.

Ela pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA GINASTICA HISTORIADA

A ginástica historiada é uma atividade que pode trazer vários benefícios para quem a prática. Alguns dos benefícios são:

  • Desenvolve a criatividade e a imaginação, pois estimula a criação de histórias e personagens.

  • Melhora a comunicação e a expressão, pois envolve a linguagem verbal e corporal.

  • Aumenta a autoestima e a confiança, pois valoriza as habilidades e potencialidades de cada um.

  • Promove a integração e a cooperação, pois favorece o trabalho em equipe e o respeito às diferenças.

  • Aprimora a coordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio e a força, pois utiliza diversos movimentos corporais.

  • Diverte e relaxa, pois proporciona momentos de alegria e descontração.

A GINASTICA HISTORIADA E A BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ginástica historiada é uma atividade que se relaciona com a BNCC Educação Infantil de várias formas.

A BNCC Educação Infantil apresenta a Educação Física como uma das linguagens que compõem o campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos”, que visa à ampliação das capacidades expressivas e comunicativas das crianças por meio do movimento.

A ginástica historiada pode contribuir para o desenvolvimento das cinco competências gerais da BNCC Educação Infantil, que são:

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), vivenciando situações imaginárias, de construção, de conhecimento e de interação com o outro e com o meio, de modo a reconhecer e respeitar as regras e os limites necessários à convivência social.

  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes formas de expressão e de participação.

  • Comunicar suas ideias e sentimentos a diferentes pessoas, utilizando gestos, balbucios, fala, palavras, frases, desenhos, sons, ritmos, expressões faciais, corporais e emocionais.

  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

A ginástica historiada pode ser trabalhada em diferentes etapas da Educação Infantil, respeitando as características e as possibilidades de cada faixa etária.

A BNCC Educação Infantil sugere alguns objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de ginástica que podem ser desenvolvidos pelas crianças, tais como:

  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo.

  • Expressar-se livremente por meio de gestos, posturas e movimentos corporais, ajustando o movimento ao ritmo, à melodia e a diferentes estímulos sonoros.

  • Criar movimentos corporais em resposta a diferentes fontes de inspiração, como histórias, objetos, imagens, emoções, sons, músicas, entre outras.

  • Planejar e realizar, individualmente ou em grupo, apresentações de ginástica geral, utilizando diferentes materiais, espaços e músicas, de acordo com os princípios de segurança, cooperação e respeito.

Portanto, a ginástica historiada é uma atividade que pode ser integrada ao currículo da Educação Infantil, tendo em vista os objetivos e as orientações da BNCC Educação Infantil.

A ginástica historiada pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, bem como a valorização da cultura corporal e da diversidade.

COMO APLICAR A GINÁSTICA HISTORIADA NA CRECHE OU PRÉ-ESCOLA

A ginástica historiada é uma atividade que pode ser aplicada na creche ou na pré-escola de diversas formas, dependendo dos objetivos, dos recursos e das características das crianças.

Algumas sugestões para aplicar a ginástica historiada são:

  • Escolher um tema que seja do interesse das crianças, como animais, natureza, contos de fadas, super-heróis, etc.

  • Criar ou adaptar uma história que envolva esse tema, utilizando elementos da ginástica, como saltos, equilíbrios, rotações, acrobacias, etc.

  • Contar a história para as crianças, estimulando-as a participar com gestos, sons e expressões faciais.

  • Propor que as crianças recriem a história, individualmente ou em grupo, utilizando os materiais disponíveis, como colchonetes, cordas, bolas, arcos, etc.

  • Orientar as crianças sobre os princípios de segurança, cooperação e respeito, evitando movimentos que possam causar lesões ou acidentes.

  • Acompanhar e avaliar as apresentações das crianças, elogiando seus esforços e criatividade.

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A GINÁSTICA HISTORIADA

Os materiais necessários para a ginástica historiada podem variar de acordo com a história escolhida, mas alguns dos mais comuns são:

  • Colchonetes, para amortecer as quedas e os saltos.

  • Cordas, para delimitar espaços, simular obstáculos ou criar formas.

  • Bolas, para representar objetos, animais ou personagens.

  • Arcos, para fazer círculos, arcos ou alvos.

  • Fitas, para criar efeitos visuais, marcar ritmos ou simbolizar elementos.

O importante é usar a criatividade e a segurança na hora de escolher os materiais para a ginástica historiada.

A ginástica historiada é uma atividade que pode enriquecer o currículo da Educação Física, tendo em vista os objetivos e as orientações da BNCC.

Para aplicar a ginástica historiada, é preciso escolher um tema, criar ou adaptar uma história, contar a história para as crianças, propor que elas recriem a história, orientar sobre os princípios de segurança, cooperação e respeito, e acompanhar e avaliar as apresentações.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você conhecer mais sobre a ginástica historiada e suas possibilidades. 😊

HISTÓRIA DO BONECO DE BORRACHA

Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.

Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e as abelhas que voavam no alto.

De repente, veio um vento forte…Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.

Ufa! O vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora conseguia andar tanto para frente como para trás caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo! O vento voltou de novo. Aí, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.

Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás.

Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.

Finalmente, o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.

Engraçado é que quando o boneco de borracha chagava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançava o céu.

Quando chegava perto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!

Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no chão para descansar e…surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!

De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.

Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo pequenininho...

Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés as pernas, o tronco, os dedos, as mãos e os braços.

Ele levantou-se e virou gente.

Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.

Essa é a história do boneco de borracha que virou gente.

Autor desconhecido.




4 comentários:

  1. SOU PROFESSORA DO 1º ANO E SEU BLOG TEM ÓTIMAS SUGESTÕES. OBRIGADA POR SE PREOCUPAR EM AJUDAR OS OUTROS.
    ADOREI AS ATIVIDADES E AS DICAS SOBRE ALUNO PRÉ SILÁBICOS.

    VALÉRIA

    ResponderExcluir
  2. SOU PROFESSORA DE 1º ANO E GOSTEI MUITO DE SEU BLOG, AS SUAS SUGESTÕES VAI ME AJUDAR BASTANTE.

    ELIS

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ADOREI Vou fazer com m meus alunos esse blog é muito boom tem varias surgeão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.