sábado, 18 de setembro de 2010

GINÁSTICA HISTORIADA - ÁRVORE

GINÁSTICA HISTORIADA - ÁRVORE

crianças em volta de uma arvore fazendo os movimentos da ginastica historiada

Nesta divertida atividade de ginástica historiada , embarcamos em uma jornada encantadora pela vida de uma plantinha, desde a chegada da semente até o florescer pleno.

Ao incorporar movimentos e ações que representam cada estágio do crescimento, proporcionamos uma experiência lúdica e educativa para as crianças.

Ao se imaginarem como o vento, as sementinhas e a própria plantinha, os pequenos não apenas exercitam seus corpinhos, mas também absorvem, de maneira brincante, noções sobre o ciclo de vida das plantas.

CORRE-CORRE TRANSITO - MOVIMENTO

CORRE-CORRE TRANSITO – MOVIMENTO

crianças brincando no patio da escola de corre corre transito


No vasto pátio da escola, as cores alegres dos gizes se misturam ao entusiasmo dos alunos, transformando o espaço em um cenário lúdico dedicado ao aprendizado sobre trânsito.

Hoje, as crianças não apenas serão artistas, mas também condutores e pedestres em um divertido jogo que busca ensinar, de maneira interativa, a importância da segurança nas ruas.

Com ruas traçadas e faixas de pedestre desenhadas, nossos pequenos exploradores estão prestes a vivenciar, na prática, o significado de atravessar com responsabilidade e compreender a vitalidade das faixas de pedestre como zonas de proteção.

CORES QUENTES E FRIAS - MANDALAS


CORES QUENTES E FRIAS - MANDALAS

MANDALA COLORIDA



A infância é um período mágico repleto de descobertas e aprendizados, e a exploração das cores é uma parte fundamental desse processo. Nesse contexto, a utilização de mandalas como ferramenta pedagógica oferece uma oportunidade única para as crianças expressarem suas emoções, desenvolverem habilidades motoras e, surpreendentemente, explorarem conceitos matemáticos, especialmente quando associadas às sensações térmicas das cores quentes e frias.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

HISTORIA DAS CORES

HISTORIA DAS CORES


varios papéis coloridos


Contar histórias é uma maneira encantadora de introduzir as crianças ao mundo das cores, despertando suas imaginações e estimulando a aprendizagem de forma lúdica.

As narrativas proporcionam uma jornada mágica que envolve não apenas os olhos, mas também os corações dos pequenos.

Neste contexto, a história dos papeizinhos, que decidiram correr o mundo em busca de cores, é uma aventura que, além de ensinar sobre tonalidades vibrantes, transmite lições valiosas sobre aceitação e apreciação das diferenças.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

POESIA


 POESIA

obra de romero britto - a borboleta


A poesia é uma forma encantadora de expressar sentimentos, cores e sensações.

Nesse contexto, a obra “As Borboletas” de Vinícius de Moraes nos transporta para um universo de cores vibrantes e imaginação.

Através da leitura e interpretação desse poema, é possível explorar não apenas as palavras do autor, mas também as nuances das cores que compõem a beleza das borboletas.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

MARCHA SOLDADO NA SEMANA DA PÁTRIA

"Marcha Soldado na Semana da Pátria"

ATIVIDADE SEMANA DA PÁTRIA


Durante a semana da pátria, é fundamental promover atividades na educação infantil que estimulem a integração, a atenção e o reconhecimento entre os alunos, levando em consideração os objetivos e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças de 5 anos.

A proposta a seguir visa trabalhar esses aspectos de maneira lúdica, utilizando a confecção de chapéus de soldado e uma dinâmica de troca entre os participantes. Além disso, a atividade incorpora elementos musicais, tornando-a mais envolvente e divertida.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


criança montada em um cavalo com espada na mão representando a independência do brasil



O estudo da independência do Brasil é uma jornada que nos conduz aos alicerces da identidade nacional, um capítulo fundamental que moldou o destino do país.

Comemorada anualmente no dia 7 de setembro, a independência é mais do que um evento histórico; é um legado que transcende os séculos, impactando a forma como os brasileiros compreendem sua cultura, valores e lutas.

Ao desvendar os acontecimentos que culminaram no grito de “Independência ou Morte”, mergulhamos não apenas na narrativa de um príncipe destemido, mas nas raízes de uma nação em constante evolução.