domingo, 7 de novembro de 2010

CARACTERÍSTICA DA ESCRITA E DA LEITURA - PRÉ SILABICO

 CARACTERÍSTICA DA ESCRITA E DA LEITURA - PRÉ SILÁBICO


crianças na sala de aula segurando uma lousa escrito pré silábico

O estágio pré silábico representa uma fase crucial no desenvolvimento da alfabetização infantil, marcada por características distintas na relação das crianças com a linguagem escrita.

Neste contexto, exploraremos as particularidades desse estágio, destacando estratégias pedagógicas e sugerindo atividades que proporcionem uma transição eficaz para etapas mais avançadas da alfabetização.

Leia também nível alfabético, silábico alfabético e silábico

CARACTERÍSTICAS DO ESTÁGIO PRE SILÁBICO

No estágio pre silábico, as crianças estão imersas em um mundo onde a escrita ainda não é totalmente compreendida.

A pronúncia das partes de cada palavra não é vislumbrada, e a produção de riscos e rabiscos reflete uma tentativa de dar forma à linguagem escrita, muitas vezes utilizando letras de imprensa ou cursivas.

Características marcantes incluem correspondência figurativa entre a escrita e objetos, a crença de que apenas quem escreve pode interpretar o escrito, e o uso indiscriminado de sinais gráficos, incluindo pseudoletras.

DESENVOLVIMENTO GRÁFICO E NOÇÃO DE TAMANHO

As crianças, nesse estágio, atribuem nomes relacionados ao tamanho ou idade dos objetos, pessoas ou animais.

Surge o realismo nominal, indicando uma compreensão inicial do mundo através da escrita.

Não há separação entre números e letras, e a leitura é global, com a letra inicial sendo suficiente para identificar palavras ou nomes.

ESTRATÉGIAS PARA EXPLORAR O ESTÁGIO PRÉ SILÁBICO

No estágio pré silábico, as estratégias pedagógicas desempenham um papel crucial na construção do conhecimento linguístico das crianças. Compreender e aplicar abordagens pedagógicas específicas pode facilitar a transição suave para estágios mais avançados da alfabetização.

Abaixo, apresento uma explanação mais detalhada sobre sugestões de atividades que se alinham às características desse estágio.

1. Trabalho Intenso com Nomes das Crianças: Destacando Letras Iniciais

Atividades que envolvem a exploração dos nomes das crianças são fundamentais. Destacar as letras iniciais desses nomes cria um vínculo pessoal entre a criança e a linguagem escrita.

Isso não apenas fortalece a identificação das letras, mas também estimula um interesse mais profundo no processo de alfabetização.

  • Objetivo: Estabelecer uma conexão pessoal com a escrita.

  • Explanação: Atividades com fichas, crachás e alfabeto móvel, focando nas letras iniciais dos nomes das crianças, fortalecem a identificação e a relação afetiva com a linguagem escrita.

2. Contato com Material Escrito Variado: Diversidade Estimulante

  • Objetivo: Expor as crianças a uma variedade de contextos escritos.

  • Explanação: Revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias e parlendas oferecem uma rica diversidade para a exploração, ampliando o repertório linguístico.

3. Atividades de Escrita Espontânea: Estímulo à Criatividade

Encorajar atividades de escrita espontânea, como listas, relatórios e autoditados, proporciona às crianças a oportunidade de expressar suas ideias de forma livre.

Isso não apenas promove a prática da escrita, mas também permite que as crianças experimentem a alegria de comunicar suas próprias histórias e pensamentos.

  • Objetivo: Incentivar a prática livre da escrita.

  • Explanação: Listas, relatórios e auto ditados proporcionam um espaço para a expressão criativa, permitindo que as crianças experimentem a linguagem escrita de forma autônoma.

4. Atividades para Distinção de Letras e Numerais: Discriminação Gráfica

  • Objetivo: Desenvolver a capacidade de distinguir letras e números.

  • Explanação: Atividades que envolvem a identificação e discriminação de letras e numerais contribuem para a consolidação da percepção gráfica.

5. Manipulação Intensa do Alfabeto Móvel: Aprendizado Tátil

O uso do alfabeto móvel permite que as crianças toquem e experimentem com as letras de forma física.

Essa manipulação intensa não apenas reforça a conexão entre as formas gráficas e as letras, mas também proporciona uma experiência tátil que pode ser especialmente eficaz para crianças em estágios iniciais de aprendizado.

  • Objetivo: Proporcionar uma experiência tátil com as letras.

  • Explanação: A manipulação do alfabeto móvel permite que as crianças toquem e experimentem as letras de forma física, fortalecendo a conexão entre as formas gráficas e suas representações.

6. Jogos Diversos: Aprendizado Lúdico e Social

Incorporar jogos diversos no processo de aprendizado pode tornar a experiência mais lúdica e envolvente.

O Bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros, Memória de letras, nomes e desenhos, e Dominós associando nomes e iniciais, desenhos e letras, oferecem oportunidades para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos de uma maneira divertida.

  • Objetivo: Tornar o aprendizado mais envolvente e colaborativo.

  • Explanação: Jogos como Bingo de letras, Memória de letras e Dominós associando nomes e iniciais oferecem uma abordagem lúdica para consolidar conhecimentos, promovendo interação social.

7. Memorização de Palavras: Desafio e Consolidação

Apesar de ser uma fonte de conflito, a memorização de algumas palavras é uma estratégia valiosa. Isso desafia as crianças a recordar e reproduzir palavras, contribuindo para a construção gradual de seu vocabulário.

A repetição controlada e estruturada pode ser benéfica para a consolidação do aprendizado.

  • Objetivo: Desenvolver a memória e a familiaridade com palavras.

  • Explanação: A memorização de algumas palavras, apesar de ser uma fonte de conflito, desafia as crianças a recordarem e reproduzirem palavras, contribuindo para a consolidação do vocabulário.

8. Classificação de Palavras: Explorando Relações Linguísticas

  • Atividades que envolvem a classificação de palavras ou nomes com base em critérios como a letra inicial, o número de letras, tamanho das palavras, entre outros, promovem a sistematização do conhecimento.

    Essa prática ajuda as crianças a perceberem padrões e relações linguísticas, contribuindo para uma compreensão mais profunda da estrutura da linguagem escrita.

  • Objetivo: Desenvolver a habilidade de classificação de palavras com base em critérios específicos.

  • Explanação: classificar palavras ou nomes utilizando critérios como a letra inicial, o número de letras e o tamanho das palavras.

9. Atividades com o Alfabeto Móvel: Explorando Possibilidades

Atividades específicas com o alfabeto móvel, como cobrir fichas ou crachás, formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo, separar e agrupar letras iguais, oferecem oportunidades práticas para as crianças aplicarem seus conhecimentos. Isso reforça a conexão entre as letras e suas representações visuais.

Objetivo: Utilizar o alfabeto móvel de forma prática para reforçar a aprendizagem.

  • Explanação: Cobrir fichas ou crachás, formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo, e separar e agrupar letras iguais, manipular alfabeto movel.

Essas estratégias pedagógicas buscam atender às necessidades específicas das crianças em estágio pré silábico, criando um ambiente de aprendizado estimulante e adaptado às características desse período crucial na alfabetização infantil.

Ao incorporar essas atividades de forma equilibrada, os educadores podem promover um desenvolvimento sólido das habilidades linguísticas, preparando o terreno para estágios subsequentes na jornada da alfabetização.

Em síntese, as estratégias pedagógicas e sugestões de atividades para o estágio pre silábico visam criar um ambiente estimulante e adaptado às características específicas desse período crucial na alfabetização infantil.

Ao explorar intensivamente os nomes, proporcionar contato com variados materiais escritos, envolver as crianças em atividades de escrita espontânea e utilizar jogos educativos, os educadores podem catalisar o desenvolvimento linguístico, preparando as bases para futuros estágios na jornada da alfabetização.

Essas estratégias não apenas atendem às necessidades das crianças em estágio pré silábico, mas também fomentam uma abordagem de aprendizado dinâmica e centrada no aluno.





3 comentários:

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.