terça-feira, 7 de setembro de 2010

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


criança montada em um cavalo com espada na mão representando a independência do brasil



O estudo da independência do Brasil é uma jornada que nos conduz aos alicerces da identidade nacional, um capítulo fundamental que moldou o destino do país.

Comemorada anualmente no dia 7 de setembro, a independência é mais do que um evento histórico; é um legado que transcende os séculos, impactando a forma como os brasileiros compreendem sua cultura, valores e lutas.

Ao desvendar os acontecimentos que culminaram no grito de “Independência ou Morte”, mergulhamos não apenas na narrativa de um príncipe destemido, mas nas raízes de uma nação em constante evolução.

HISTÓRIA DO BRASIL

A independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro às margens do rio Ipiranga em 1822, representa um marco crucial na construção da nação.

Esse episódio não é apenas um capítulo nos livros de história, mas uma fonte inesgotável de lições e reflexões sobre o poder da autodeterminação.

Trabalhar a independência do Brasil nas salas de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda de como as decisões tomadas no passado ecoam no presente.

Ao explorar os eventos que antecederam e seguiram o grito de independência, os estudantes têm a oportunidade de analisar as complexidades políticas, sociais e econômicas que moldaram o Brasil pós-colonial.

A independência não foi apenas um ato de separação de laços coloniais, mas um catalisador para a busca de identidade e autonomia. As lutas subsequentes pela abolição da escravidão, pela instauração da república e por direitos democráticos têm suas raízes profundas na coragem manifestada por Dom Pedro.

Além disso, o estudo da independência do Brasil permite uma compreensão mais ampla das conexões entre passado e presente.

A história do país é repleta de desafios e conquistas, e muitos dos dilemas enfrentados no século XIX ecoam nas questões contemporâneas.

A luta por uma sociedade justa e igualitária, as discussões sobre representatividade política e a busca por um sentido de unidade nacional têm raízes que remontam à época da independência.

HORA DE HISTÓRIA

Era uma vez um país maravilhoso onde cantavam muitos e muitos sabias. Agora já não são tantos assim. Mas o país ainda é maravilhoso. Sabe qual é? É o nosso país chamado BRASIL.
Corre a notícia que este país de encantos mil, que Pedro Álvares Cabral o descobriu, ficou sendo de Portugal, onde viviam um rei e uma rainha que nele moravam por muito tempo.
Eles tinham um filho, o príncipe Dom Pedro.
Um dia, o rei e a rainha tiveram que voltar para Portugal e o príncipe menino ficou para governar o belo país.
Mas ele cresceu, e cresceu também seu amor por essa terra e do povo por ele.
Um dia, estava o príncipe montado em seu cavalo, às margens do rio Ipiranga, quando recebeu uma mensagem para que deixasse o Brasil e partisse para Portugal.
Dom Pedro não gostou nada disso. Tirou sua espada da bainha e, levantando-a, encheu-se de coragem e gritou: “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”.
Desse dia em diante, pela bravura do príncipe, o Brasil deixou de pertencer a Portugal e todos continuaram sonhando em viver felizes para sempre.

ATIVIDADES

  1. Colorindo o Príncipe Dom Pedro:

    • Forneça desenhos do Príncipe Dom Pedro montado em seu cavalo às margens do rio Ipiranga.

    • Peça às crianças que usem lápis de cor, giz de cera ou tintas para colorir o desenho.

    • Enquanto pintam, converse sobre a coragem do príncipe e por que ele gritou "Independência ou Morte".

  1. Teatro de Fantoches:

    • Ajude as crianças a criar fantoches simples representando o Príncipe Dom Pedro, o rei, a rainha e sabiás.

    • Encoraje-as a reencenar a história da independência, utilizando os fantoches.

    • Incentive a criatividade e a expressão oral durante a apresentação.

  2. Jogo da Independência ou Morte:

    • Desenhe ou imprima imagens representando elementos da história, como o rio Ipiranga, a espada do príncipe e a coroa.

    • Espalhe as imagens pelo chão e explique às crianças que, quando você chamar “Independência”, elas devem correr para a imagem do rio Ipiranga. Se chamar “Morte”, correm para a espada.

    • Este jogo simples ajuda a reforçar as palavras-chave da história.

  3. Cantando com Sabiás:

    • Explore vídeos ou gravações de cantos de sabiás.

    • Cante junto com as crianças e incentive movimentos corporais suaves enquanto ouvem a música.

    • Discuta como os sabiás eram importantes na história do país.

  4. Desenhando a Bandeira do Brasil:

    • Forneça papel e lápis de cor.

    • Peça às crianças que desenhem a bandeira do Brasil, destacando as cores verde e amarela.

    • Explique brevemente o significado das cores e o símbolo da bandeira.

Trabalhar a independência do Brasil não é apenas explorar um episódio isolado, mas proporcionar aos estudantes as ferramentas necessárias para compreender a riqueza e a complexidade de sua própria história.

É um convite para explorar as lutas e triunfos que moldaram a nação, reconhecendo a diversidade de vozes que contribuíram para a construção do Brasil moderno.

Mais do que um mero relato do passado, o estudo da independência é uma jornada em direção à compreensão de quem somos como nação e como povo.

Ao entender a importância desse momento crucial, os alunos são capacitados a enxergar a história não como um conjunto de datas e eventos isolados, mas como uma narrativa viva que continua a se desdobrar.

A independência do Brasil é um legado que nos desafia a refletir sobre o presente e a moldar o futuro, inspirando uma apreciação mais profunda do que significa ser brasileiro.

Portanto, ao trabalhar este tema, estamos não apenas honrando o passado, mas cultivando uma consciência crítica e um apreço pela complexidade e riqueza de nossa história nacional.



DOBRADURAS:

chapéu:
DOBRADURA DO CHAPÉU


ESPADA : Enrolar a folha de jornal na diagonal,partindo de uma ponta, até a outra extremidade, colar a ponta do rolinho formado.
DOBRADURA DA ESPADA
Dobrar uma das pontas para cima, de maneira a formar uma espécie de alça, que deve ser fixada com fita adesiva.
DOBRADURA DA ESPADA
Desenhe e recorte um círculo com 10 cm de diâmetro no papel catão amarelo e outro com 4 cm de diâmetro , no papel catão verde, colem a menor no centro da maior.
DOBRADURA DA ESPADA
Faça, com a tesoura, um pequeno recorte em forma de cruz no centro dos dois círculos. Então, passar o "rolinho" de jornal por dentro do orifício feito anteriormente até a circunferência ficar logo acima da alça.


ESPADA DE DOBRADURA PRONTA


Um comentário:

  1. querida Léia as meninas do contra turno fizeram o chapéu e a espada. parabens esse blog está auxiliando nossas companheiras com novas estratégias , pois cada vez vc aborda um assunto relacionado ao conteúdo trabalhado bjs

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