sábado, 18 de setembro de 2010

CORRE-CORRE TRANSITO - MOVIMENTO

CORRE-CORRE TRANSITO – MOVIMENTO

crianças brincando no patio da escola de corre corre transito


No vasto pátio da escola, as cores alegres dos gizes se misturam ao entusiasmo dos alunos, transformando o espaço em um cenário lúdico dedicado ao aprendizado sobre trânsito.

Hoje, as crianças não apenas serão artistas, mas também condutores e pedestres em um divertido jogo que busca ensinar, de maneira interativa, a importância da segurança nas ruas.

Com ruas traçadas e faixas de pedestre desenhadas, nossos pequenos exploradores estão prestes a vivenciar, na prática, o significado de atravessar com responsabilidade e compreender a vitalidade das faixas de pedestre como zonas de proteção.

VEJA TAMBÉM: TRILHA DO TRÂNSITO

Atividade: Navegando com Segurança no Labirinto do Trânsito

Pegador e Pedestres: Um Jogo de Aprendizado

Ao dar o sinal para começar, os alunos tornam-se atores principais em um jogo educativo.

O desafio é simples, mas a lição é profunda: os pegadores tentam capturar os pedestres, mas há um lugar sagrado, as faixas de pedestre, onde a segurança impera.

Este labirinto desenhado no chão não apenas testa a agilidade dos participantes, mas também destaca a importância de atravessar corretamente nas esquinas, utilizando as faixas de pedestre como pontos seguros.

Cada captura é uma oportunidade para refletir sobre a responsabilidade ao atravessar a rua e compreender que a faixa de pedestre é um aliado fundamental na prevenção de acidentes.

DESENVOLVIMENTO

No pátio da escola, os alunos vão desenhar com giz várias ruas e, nelas, faixas de pedestre, aquelas listras brancas que existem em quase toda a esquina e que é o lugar certo para se atravessar a rua.

Quando você der o sinal, o pegador tem de tentar pegar os pedestres, mas o pique, o lugar onde não vale pegar, é na faixa de pedestre. Quem estiver na faixa de pedestre não pode ser pego! Quando o carro pegar alguém, eles trocam de lugar.

Professor, para essa atividade você vai precisar de giz e de um espaço amplo. E as ruas podem ser desenhadas como uma espécie de labirinto, lembrando de colocar as faixas de pedestre nas esquinas, que serão os piques.

Atravessar nas faixas de pedestre é uma das formas de se prevenir o atropelamento, e isso deve ficar claro durante a brincadeira.

Refletindo sobre o Trânsito: Da Brincadeira à Conscientização

À medida que as últimas capturas são realizadas e os participantes retomam seus lugares, é hora de reunir todos para uma reflexão coletiva.

A brincadeira não é apenas um momento de diversão, mas sim uma oportunidade única de absorver uma lição valiosa sobre segurança no trânsito.

Discutiremos, juntos, a importância de atravessar nas faixas de pedestre como um gesto simples, mas crucial, para evitar acidentes. Este jogo vai além das risadas e da correria; é uma ponte para a compreensão de como pequenos atos, como utilizar a faixa de pedestre, podem contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e responsável.

Ao finalizar esta atividade, corre-corre transito plantamos sementes de conscientização que florescerão ao longo da vida dos nossos alunos. Atravessar nas faixas de pedestre não é apenas um jogo; é um comportamento que, quando enraizado desde a infância, contribui para a formação de cidadãos responsáveis no trânsito.

Cada risada, cada corrida, e cada momento de reflexão se convertem em passos sólidos em direção a um trânsito mais seguro e a uma sociedade que valoriza a segurança de todos os seus membros.

CARRO CONFECCIONADO EM EVA
CORDÃO USADO PELO PEGADOR







Um comentário:

  1. É preciso trabalhar os perigos do trânsito com os alunos, para que eles possam transmitir essa mensagem para os pais Parabens querida pelo trabalho desenvolvido em seu blog, pois está auxiliando nossos professores Amei o carrinho é um mimo , contagia os alunos e cria um vinculo com a aprendizagem bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.