domingo, 1 de agosto de 2010

ALFABETO

Muitas vezes nos perguntamos como ajudar as crianças de pré escola conhecer o alfabeto, vai aqui algumas sugestões baseadas em minhas experiências dentro da sala de aula.  Já tive salas em que as crianças sabiam cantar muito bem músicas de alfabeto.Um dia, perguntei "coração" começa com que letra? Ninguém sabia, pedi que cantassem a música, as crianças cantavam e continuavam sem saber responder minha pergunta. Nesse dia percebi que a música não tinha significado nenhum para atingir o objetivo de conhecer o  alfabeto. Então procurei uma outra maneira de chegar no meu objetivo.
Assim fiz uma paródia da música com o nome das crianças da sala. Ficou mais ou menos assim:
           A de André
           B de Beatriz
           C de Carlos 
           D de Diogo e assim por diante, quando não tinha  aluno com alguma letra, repetia a da música
As crianças amaram ter seus nomes na música, depois de alguns dias cantando, eles sabiam que Carlos começava com "c" e assim todas as letras do alfabeto pois enquanto cantavamos, eu continuava apontando para as letras. O recurso didático da música passou a atingir o objetivo, agora  ela tinha significado para eles
Outra sugestão, todos os dias eu tirava menos de dez minutos para jogar uma partida de bingo.
1ª Fase - A cartela era o próprio crachá.
2ª Fase - A cartela era o crachá do colega
3ª Fase - Cartela de bingo normal, com marcador de tampa de garrafa pet ou outro tipo de material.
4ª Fase - Cartela de bingo normal, mas o marcador eram letras pequenas de EVA. A criança além de achar a letra na cartela, tinham também que achar a letra correspondente para marcar a cartela.
Nessa fase as crianças também falavam palavras iniciadas com as letras sorteadas que iam sendo escritas na lousa pela professora. E saia até uma competição entre meninos e meninas, quem falava a palavra primeiro.Era muito divertido para todos. Experimentem...
    

2 comentários:

  1. muito bom mesmo.. eles aprenderem desde pequeninos a saber o alfabeto :] hoje em dia tem muitos adultos que nao sabem ler e nem escrever.. isso é lamentavel!

    ps: o blog esta lindo *-*

    angelica

    ResponderExcluir
  2. olá amiga adorei a idéia da história da independência.bjs

    ResponderExcluir