quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUAL É O NÚMERO MAIOR?


     QUAL É O NÚMERO MAIOR?

saka de aula com duas crianças e na lousa dois numeros


A Educação Infantil é uma fase crucial no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, onde a construção de habilidades fundamentais se estabelece de maneira lúdica e interativa.

Nesse contexto, atividades que promovem o reconhecimento numérico e a compreensão das relações entre números desempenham um papel essencial.

Este texto propõe uma atividade envolvente, o “Jogo dos Números Maiores e Menores”, voltada para crianças na Educação Infantil.

O objetivo é estimular a atenção, concentração e o entendimento da sequência numérica, utilizando uma abordagem lúdica e participativa. Além disso, a atividade está alinhada com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando o desenvolvimento integral das crianças.

Atividade: Jogo dos Números Maiores e Menores

Objetivos:

  1. Desenvolver a atenção e concentração das crianças.

  2. Reconhecer os números de 1 a 10.

  3. Aprender a sequência numérica.

  4. Estimular a socialização e a competição saudável.

Materiais necessários:

  1. Cartelas com quadrados numerados de 1 a 10.

  2. Figurinhas, carimbos ou variações para representar os números.

  3. Dois montes de cartelas, cada um de uma cor.

Desenvolvimento:

  1. Confecção das Cartelas:

    • O professor ou os alunos podem confeccionar as cartelas, utilizando papel colorido e desenhando quadrados.

    • Numerar os quadrados de 1 a 10, representando os números escolhidos.

  2. Preparação do Jogo:

    • Separe as cartelas em dois montes, cada um de uma cor.

    • Embaralhe os montes e distribua um para cada criança.

  3. Como Jogar:

    • Cada criança vira a cartela que está no topo de seu monte.

    • Comparem os números nas cartelas.

    • A criança que tiver o número maior fica com as duas cartelas.

    • O jogo continua até que todas as cartelas sejam usadas.

    • Vence a criança que tiver o monte maior, ou seja, mais cartelas.

  4. Observações:

    • Em vez de escrever os números, utilize figurinhas ou carimbos para representá-los, tornando a atividade mais lúdica.

    • Varie a quantidade de cartelas conforme a necessidade e o nível de habilidade das crianças.

IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR NÚMEROS MAIORES E MENORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

  • Desenvolve o raciocínio lógico e a habilidade de comparação.

  • Estimula o reconhecimento e a compreensão da sequência numérica.

  • Promove a socialização e o trabalho em grupo.

  • Prepara as crianças para conceitos matemáticos mais complexos no futuro.

Relação com a BNCC da Educação Infantil:

  • Campos de Experiência:

    • O jogo aborda o campo de experiência “O Eu, o Outro e o Nós”, estimulando a convivência e as relações interpessoais.

    • Também contribui para o campo de experiência “Traços, Sons, Cores e Formas”, desenvolvendo o reconhecimento de números e a organização visual.

  • Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

    • Está alinhado com os objetivos de desenvolvimento da área de Matemática, especificamente em relação ao reconhecimento e comparação de números.

Ao promover essa atividade, busca-se atender às diretrizes da BNCC, proporcionando uma abordagem lúdica e eficaz para o aprendizado dos números na Educação Infantil.

O “Jogo dos Números Maiores e Menores” se revela uma ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

Ao proporcionar um ambiente interativo e desafiador, a atividade não apenas fortalece as habilidades matemáticas, mas também a socialização e a capacidade de lidar com situações competitivas de maneira saudável.

Ao alinhar-se aos objetivos da BNCC, a proposta destaca-se como um recurso pedagógico eficaz para o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional das crianças, contribuindo para uma base sólida e prazerosa no aprendizado dos números e suas relações.                                                                         




  
                                                                                 
                                                                         

2 comentários:

  1. vc não existe , continua tendo ideias ótimas para nos auxiliar e continua nos motivando a seguir adiante nas nossas aulas e criar nossas estratégias para ajudar nossos alunos bjs

    ResponderExcluir
  2. LÉIA, ADOREI CONHECER SEU BLOG.

    ABRAÇOS!!

    RENILDA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.