quarta-feira, 21 de julho de 2010

BARQUINHO DAS SÍLABAS

BARQUINHO DAS SÍLABAS

CRIANÇAS NA SALA DE AULA BRINCANDO COM O BARQUINHO DAS SÍLABAS



A educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

É nesse período que são estabelecidas as bases para a alfabetização e o aprendizado futuro.

Reconhecendo a importância do lúdico no processo educacional, atividades que combinam diversão e aprendizado são essenciais.

Uma prática que se destaca nesse contexto é a brincadeira do “Meu Barquinho”, uma atividade lúdica que promove a alfabetização de forma envolvente e interativa.

Este texto explora a relevância dessa brincadeira na educação infantil, destacando seus benefícios e contribuições para o desenvolvimento das crianças.

Brincando e Aprendendo com o Barquinho das Sílabas na Educação Infantil

Desenvolvimento:

  1. Aprendizado Lúdico: A brincadeira do “Meu Barquinho” é uma abordagem inovadora que integra diversão e aprendizado. Enquanto as crianças passam o barquinho de mão em mão, entoando a música animada, estão imersas em um ambiente educacional descontraído.

    Esse método lúdico desperta o interesse natural das crianças, tornando o processo de aprendizado mais cativante e eficaz. O fator divertido da brincadeira cria um espaço propício para a absorção de conceitos importantes, como as sílabas e as palavras.

  2. Estímulo à Oralidade: Durante a atividade, as crianças são incentivadas a participar ativamente, cantando a canção e compartilhando sílabas e palavras.

    Esse estímulo à oralidade é crucial para o desenvolvimento da linguagem e comunicação.

    Ao pronunciar sílabas e palavras em um contexto descontraído, as crianças ganham confiança em expressar-se verbalmente, desenvolvendo habilidades fundamentais para a comunicação efetiva.

  3. Promoção da Alfabetização: A brincadeira do “Meu Barquinho” tem um foco específico na alfabetização, pois as crianças são desafiadas a identificar sílabas e associá-las a palavras.

    Esse exercício prático contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade crucial para a leitura e escrita.

    O contato contínuo com as sílabas de maneira lúdica cria uma base sólida para o processo de alfabetização, tornando-o mais natural e menos intimidante para as crianças.

  4. Inclusão e Colaboração: Uma característica notável da brincadeira é sua natureza inclusiva e colaborativa.

    Todas as crianças têm a oportunidade de participar, independentemente do nível de habilidade.

    A colaboração entre os colegas, seja na passagem do barquinho ou na leitura das palavras, promove um ambiente de apoio mútuo e construção coletiva do conhecimento. Essa abordagem favorece a formação de laços sociais, contribuindo para o desenvolvimento emocional e social das crianças.

  5. Desenvolvimento da Coordenação Motora: Além dos benefícios cognitivos e sociais, a brincadeira também oferece estímulos para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças.

    O ato de passar o barquinho de mão em mão e pegar as sílabas requer movimentos precisos e coordenados.

    Essa integração entre aprendizado e movimento físico contribui para o desenvolvimento global das habilidades motoras das crianças, aspecto crucial para o seu desenvolvimento integral.

A brincadeira do “Meu Barquinho” emerge como uma estratégia pedagógica eficaz na educação infantil, oferecendo uma abordagem inovadora que combina diversão e aprendizado.

Ao integrar a música, o movimento e o desafio cognitivo, essa atividade contribui significativamente para o desenvolvimento das crianças em múltiplos aspectos.

A promoção da alfabetização, estímulo à oralidade, inclusão, colaboração e desenvolvimento da coordenação motora são elementos-chave que tornam essa prática valiosa no contexto educacional.

Ao adotar abordagens lúdicas e envolventes como a brincadeira do “Meu Barquinho”, os educadores podem criar ambientes educacionais estimulantes, nos quais as crianças não apenas aprendem, mas também desenvolvem habilidades essenciais para toda a vida.

Essas práticas inovadoras na educação infantil não apenas preparam as crianças para os desafios acadêmicos, mas também cultivam um amor pelo aprendizado, promovendo um crescimento saudável. Portanto, é importante reconhecer e valorizar o potencial educacional de atividades como o “Meu Barquinho” na formação das crianças na fase de alfabetização.

COMO BRINCAR

Comece o jogo passando o barquinho de aluno em aluno, enquanto todos vão cantando a canção paródia da música “Borboletinha, tá na cozinha, fazendo chocolate para a madrinha...”

O meu barquinho

Bem ligeirinho

Vai navegando

Em alto-mar

Pego uma sílaba

Quando parar,

E uma palavra

Eu vou falar!

Quem estiver com o barquinho na mão ao terminar a música, deve tirar uma sílaba e dizer uma palavra que se inicie com a mesma. Se o aluno não souber ler, a professora na parada da música, lê em voz alta, solicitando que ele a complete. O professor pode pedir para a criança escrever a palavra na lousa.

CONFECÇÃO DO BARQUINHO

COMO FAZER BARQUINHO 1
RECORTE A BASE DO BARCO

                                         
COMO FAZER O BARQUINHO 2
DOBRE AS ABAS DA BASE PARA COLAGEM

                                             
COMO FAZER BARQUINHO 3
COMO FAZER O BARQUINHO 3
DOBRE E MONTE AS LATERAIS DO BARCO







COMO FAZER O BARQUINHO 4
RECORTE AS VELAS E A BANDEIRINHA


COMO FAZER BARQUINHO 5
FAÇA UMA BOLA DE MASSINHA E COLE NO MEIO DO BARCO

                                               

COMO FAZER BARQUINHO 6
COLE AS VELAS E A BANDEIRINHA NO PALITO E PRENDA-O NA MASSINHA



BARQUINHO PRONTO PARA JOGAR
PRONTO PARA A BRINCADEIRA

                                                 
















                                             

3 comentários:

  1. aah que legal este barquinho *-* muito legal mesmo!
    parabens pelo blog :]

    angelica :]

    ResponderExcluir
  2. amiga que modelo de barco legal tenho colegas de trabalho que usarão o modelo com os alunos bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...excelente trabalho,eu sou apenas mãe de uma garotinha de 5 anos,e eu gosto de ajuda-la em casa com algumas atividades diferentes e amei a sua criatividade.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.