domingo, 20 de junho de 2010

ARTES VISUAIS - Releitura de obras

A criança na educação infantil deve explorar e utilizar-se de alguns procedimentos importantes para pintar, desenhar,colar e, assim, explorar as diversas possibilidades de materiais, instrumentos e suportes necessário para o fazer artístico que a escola deve oferecer, como:tintas, pincéis, papel e outros materiais, além de participar da leitura de obras de arte observando, descrevendo e interpretando.


ARTES - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
As crianças poderão aprender com esta aula:
  • Apreciar as obras de arte do artista;
  • Vivenciar técnicas para releitura de obras de arte, através de observação, percepção e criatividade;
  • Conhecer artistas plásticos que retratam brincadeiras;
  • envolver-se de com prazer no fazer artístico;
  • realizar releitura de obras de artes.
O professor deve pesquisar a vida e a obra do artista para conversar com as crianças sobre sua produção.
ATIVIDADE 1: Apreciando a obra:
Na roda inicial observar com as crianças sobre o artista que retratou a brincadeira em sua obra.Apresentar a obra para as crianças para que elas apreciem e expressem seus sentimentos, percepções e vivências a respeito da obra e de suas próprias brincadeiras, observando os detalhes e seus elementos: linhas, formas e cores do quadro.
O professor deve provocar uma discussão com os alunos como por exemplo:
  • brincadeiras que eles têm costumes de fazer com os amigos e colegas na escola, em casa;
  • comparar as brincadeiras apresentadas nas imagens com as brincadeiras atuais
ATIVIDADE 2: Releitura da obra.
Propor uma releitura, lembrando que não é uma cópia do trabalho do artista ou do professor, mas sim que cada criança elabore sua propria obra.O professor apenas auxilia na técnica usada.


ATIVIDADE 3: Após o trabalho pronto, as crianças apresentarão suas produções uma para as outras, mostrando os elementos presentes.A professora deve organizar junto com as crianças, uma exposição da releitura das obras e convidar outras salas para visitar a exposição.


AVALIAÇÃO:
  • Apreciaram a obra de arte, atentando para seus detalhes
  • Realizaram a releitura da obra,  usando a orientação da técnica proposta
  • Realizaram a atividade com criatividade
  • Participaram da atividade com envolvimento.
SUGESTÕES DE OBRAS, SEUS ARTISTAS E ALGUMAS TÉCNICAS QUE PODEM SER USADAS.
  1. IVAN CRUZ - "JOGANDO BOLA"
  2. PORTINARI - " CRIANÇAS BRINCANDO"
Técnica - " desenho cego"
Pintar com giz de cera toa a folha de papel utilizando várias cores, em listas verticais ou horizontais, sem deixar nenhum espaço em branco.Depois utilize um pincel e tinta guache preta o aluno deverá cobrir todo o trabalho.Quando a tinta secar com o auxilio de um lápis grafite , desenhar sobre o papel a sua  obra e se quiser mais colorido o trabalho, com o auxilio do lápis ir raspando e retirando a tinta preta deixando em evidencia o colorido.


     3.   PORTINARI - " FUTEBOL "
Técnica - " xilogravuras"
A criança desenha a sua obra em prato de isopor com lápis ou caneta, elas devem pressionar a ponta do lápis fazendo um entalhe, tomando cuidado para não furar o isopor. Quando terminarem o desenho deverão molhar o rolinho na tinta guache e passar o rolo sobre o isopor. No momento seguinte devem colocar o papel sobre o isopor pressionando levemente com as mãos. Em seguida retirar o papel com cuidado e então as crianças terão a sua obra de arte.


      4. PORTINARI - " PIPAS "
Técnica - colagem e dobradura (textura)
Picar folhas de papel toalha e colar em camadas em cima do sulfite ou outra folha mais dura, sem deixar nenhum espaço.Cada camada colada, esperar um tempinho para colar a próxima camada, depois de colar cinco camadas deixar secar até outro dia. No dia seguinte com o rolinho as crianças pintam com guache azul e deixam secar a tinta.Fazer as dobraduras das pipas e cola-las no céu.


                            
Dicas: Essas técnicas podem ser usadas com capas de livros de histórias que estão sendo trabalhadas.

6 comentários:

  1. AMEI AS SUGESTÕES SOBRE ARTE. ESSA SEMANA UMA PROFESSORA FALOU QUE FEZ A ATIVIDADE DE FUTEBOL, E ESSA DAS PIPAS QUE SHOW MARAVILHOSAS TEM ALGUMAS SUGESTÕES SOBRE O FOLCLORE?

    ResponderExcluir
  2. Parabens dona Leia :) esta tecnica da pipa é linda, gostei muito e o blog tambem esta espetacular. Muito bom mesmo, vou indicar a todos daqui :).
    Parabens mesmo.

    Angélica Letícia.

    ResponderExcluir
  3. parabens pela iniciativa, gostei muito do blog,tem boas atividades a cara das nossas crianças bjus ROSE ROSA

    ResponderExcluir
  4. Oi Léia fico muito feliz de ver vc de volta, parabéns pelo trabalho, e tenho certeza que seu blog fará muito sucesso, pois vc merece. É atravéz dos obstáculos que a vida nos prega que criamos força de erguer a cabeça e dar a volta por cima, bjs Fátima

    ResponderExcluir
  5. leia eu adoro fazer art como pintura, musica,dança e então bjs victoria

    quero voar como as pipas.

    ResponderExcluir
  6. oi Léia amei as atividades de artes visuais você sabe que eu adoro isto.bjs nivea e victória

    ResponderExcluir